Na manhã desta quarta-feira (27 de novembro), o diretor administrativo do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Jaílton Xavier, recebeu visita dos promotores públicos do Ministério Público de Minas Gerais, liderada pelo promotor, Dr. Leandro Pereira Barboza, atual Coordenador Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Macro Região Sanitária Norte, com sede em Montes Claros, para apresentação do novo promotor da cidade, Dr. Alessandro Rogério Dias de Oliveira, que responderá pela curadoria da saúde, patrimônio público, histórico e cultural da cidade. Dr. Alessandro passará a acompanhar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município de Januária e o Ministério Público (MP) no início deste ano, que resultou na liberação do Alvará Sanitário de Funcionamento para HMJ em outubro deste ano.
Após uma série de problemas enfrentados pelo hospital, em março deste ano, como escala de médicos do pronto socorro incompleta, falta ou atraso de repasses dos governos estadual e federal, Jaílton Xavier foi chamado para assumir o posto de novo diretor administrativo. Conseguiu, então, a mobilizar todos os servidores do HMJ a trabalharem unidos e com muito esforço no cumprimento dos pontos estabelecidos no relatório da vistoria técnica da Vigilância Sanitária (Visa) e nos termos estabelecidos no TAC.
Em entrevista à nossa reportagem, Dr. Alessandro disse que essa visita ao HMJ foi para conhecer a equipe de gestão da saúde e do hospital, mas que foi possível fazer algumas verificações, como o cumprimento de alguns pontos do TAC, e quanto às pendências, no próprio termo foi dado um prazo para cumprimento, de 30, 60 e 90 dias, e que solicitou informações ao município quanto ao andamento dessas demandas restantes, para posterior averiguação, já que algumas se encontram com esse prazo vencido.
Dr. Leandro, antes de assumir a coordenação em Montes Claros, firmou um compromisso com Januária em trabalhar, junto aos órgãos de controle, fiscalização e de gestão para que o HMJ tivesse condições de conseguir o Alvará Sanitário e se iniciar o processo de abertura do bloco cirúrgico para realização de cirurgias eletivas. Implantou método inovador que associou visitas técnicas, parceria com a Visa, cobrança da gestão municipal para oferta de subsídios necessários e o mais importante, mostrou ao grupo de servidores e gestores envolvidos no processo que o MP e a Visa, a priori, são parceiros e tudo foi feito com o “olhar” técnico e questões como interferências políticas externas, contrárias ou favoráveis, não influenciaram no resultado final.
O novo promotor, Dr. Alessandro, enfatizou o papel do MP como subordinado às normas e a legislação, e reforçou a mesma tese do promotor anterior, e que fará seu trabalho, como curador da saúde, voltado para que os procedimentos legais sejam cumpridos e que aja um processo de melhoria constante na saúde da cidade.
Escrita pelo repórter Ricardo Soares / Sugestão de pautas pelo telefone: (38) 9.8839-2531.