De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram registradas pelo menos 76 ocorrências, incluindo queda de energia, desastres naturais, entre outros, que acabaram prejudicando alguns candidatos no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 03 e 10 de novembro.
Diante disso, o prazo para os candidatos solicitarem a reaplicação do exame foi de 11 a 18 de novembro. Hoje, os participantes que pediram para refazer o exame por terem sido prejudicados, de alguma forma, no dia da aplicação, já podem consultar o resultado do pedido. Basta acessar a Página do Participante do Enem, na internet. Os estudantes cujos pedidos foram aprovados poderão refazer o Enem nos dias 10 e 11 dezembro. De acordo Inep, os locais de prova ainda serão divulgados.
Os estudantes que sentiram alguma indisposição ou tiveram algum problema de saúde e saíram da sala onde estava sendo aplicada a prova não terão direito à reaplicação. De acordo com o edital, têm direito à reaplicação do Enem os candidatos que foram prejudicados por problemas logísticos como: desastres naturais que tenham prejudicado a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que tenha comprometido a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que tenha levado ao comprovado prejuízo do participante.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil