Está chegando o grande dia. A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 se aproxima e ao contrário do que muitos estudantes pensam, um ritmo frenético de estudos às vésperas das avaliações pode atrapalhar mais do que ajudar. A recomendação é relaxar, sair com os amigos, ir ao cinema, assistir séries ou fazer aquele hobby que ficou de lado por conta dos estudos. Por mais estranha que pareça, é preciso reduzir a pressão do cérebro e descansar.
É comum que nas vésperas do exame, muitos participantes fiquem ansiosos, afinal, tudo o que vem sido estudado será colocado em prática no momento da prova e o resultado é fundamental para quem deseja ingressar em uma graduação em diversas instituições públicas e privadas do país. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e a pontuação pode ser usada nos principais programas de governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Programa Universidade para Todos (Prouni). Na edição deste ano, 5,1 milhões de estudantes efetivaram a inscrição.
“Geralmente, recomenda-se que dois dias antes da prova nada seja feito referente a isso, pois pode gerar mais ansiedade e o cérebro não irá registrar muita coisa. Talvez durante a semana possa ser feito, mas dois ou três dias antes da prova, não”, alerta a psicóloga Ksdy Sousa sobre a forma intensiva de estudar dias antes da realização da prova. É comum sentir nervosismo ou ansiedade, já que o resultado do rendimento na avaliação pode decidir o futuro do estudante.
A profissional alerta também que agitação e dor de barriga podem indicar que o corpo precisa descansar e que ter um bom sono é fundamental, pois ajuda o organismo a repor as energias e ter uma boa memória. “Uma boa noite de sono ajuda na tomada de decisão e concentração. Se você dormir bem você irá ter melhores decisões e mais clareza nas escolhas das respostas, melhorando o raciocínio e a atenção”, ressalta a psicóloga.
O candidato também deve cuidar da alimentação, optando por produtos que deem energia, como chocolates e castanhas. Deve-se evitar comidas muito calóricas ou gordurosas e ingerir álcool, jamais! “O candidato deve evitar álcool porque vai consumir muita energia e o corpo precisa guardá-la para a prova”, alerta Ksdy.
Expectativa pós-Enem: como lidar?
Após a prova do Enem, a ansiedade é pelo resultado individual, que deverá ser divulgado em Janeiro de 2020, conforme cronograma do Ministério da Educação (MEC). Nesse meio tempo, o melhor a fazer é relaxar e esquecer a avaliação. Inclusive, especialistas recomendam que a família oriente o estudante a descansar. Para a psicóloga Ksdy Souza, a família pode ajudar apoiando o estudante, não cobrando resultados e respeitando o tempo dele de descanso e sono. “O apoio familiar no processo do Enem é fundamental”, conclui.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil.