Pronto socorro de Januária passa por reformas

Foto: Ricardo Soares

Após duas semanas da liberação do Alvará Sanitário de Funcionamento para o Hospital Municipal de Januária (HMJ), serviços de reforma e melhoria da instituição continuam. Desta vez foi o pronto socorro que recebeu pintura nova e reforma de mobiliário. O diretor administrativo Jaílton Xavier, um dos articuladores deste processo de melhoria continuada do hospital vem coordenando pessoalmente as reformas, e recebeu nossa reportagem na manhã de ontem (17) para uma visita ao local. Os atendimentos estão sendo feitos, provisoriamente, pela entrada do antigo pronto socorro, situado na Avenida Coronel Cerrão. 

Segundo Jaílton, o hospital ter o Alvará Sanitário não é motivo para se acomodar, mas para trabalhar mais e com mais qualidade. O diretor, desde que assumiu a direção, tem chegado para trabalhar por volta das 6 horas da manhã todos os dias, inclusive em dias de fim de semana, dando o exemplo. Tem utilizado os ensinamentos do best-seller internacional, O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, a “Bíblia” dos administradores: “Liderar é antes de tudo servir!” 

O que se espera daqueles que estão na liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a trabalharem por objetivos visando o bem comum. Entretanto, as intenções devem ser seguidas de ações, mas isso só será realizado se houver como premissa básica à vontade. Liderar é “identificar e satisfazer necessidades”.

 E neste momento, Jailton Xavier, bem como o prefeito da cidade Dr. Marcelo Félix, conscientes de seu papel e de suas ações, vêm cumprindo ao “pé da letra” essa filosofia, não apenas por passarem a servir como agentes transformadores da vontade da população de Januária, mas acima de tudo, por se apresentarem como grandes líderes a serviço da população. Essas ações motivaram toda equipe e culminaram na liberação do Alvará Sanitário já são consideradas divisores de águas, não apenas para o HMJ, mas sobretudo para toda a história da saúde de Januária.

Por: Ricardo Soares.