Com o intuito de fomentar a escrita e a leitura, acreditando no poder de transformação social da cultura, o Sesc criou o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. É uma ação, atuante em todo o Brasil, voltada para a formação de leitores e a divulgação de novos autores. Composta por três circuitos (Autores, Oralidade e Criação Literária), a iniciativa, já em sua terceira edição, traz duas atividades especiais ao Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro, 200, Centro), em outubro e novembro. A programação é toda gratuita.
Contar histórias e falar de cultura
No dia 21 de outubro, às 19h30, Montes Claros receberá o circuito Oralidades, que tem como foco a narração de histórias e a performance poética. O Circuito aproxima a riqueza de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora, buscando retratar as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas. Funciona não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.
Nesta edição, o projeto recebe Gleison Nascimento e Agda Moura, dois poetas que trazem em sua criação as experiências de sua terra natal. Gleison Nascimento, nascido em Recife, capital pernambucana, e Agda Moura, de Santa Cruz do Capibaribe, cidade do agreste do estado, se juntam para mostrar ao público um Pernambuco diverso e íntimo. A entrada é gratuita, e a classificação é de 15 anos. Não é necessário fazer inscrição.
Literatura: criação e consciência da coletividade
Entre os dias 25 e 29 de novembro, das 18h30 às 22h30, Montes Claros recebe o circuito Criação Literária, uma série de oficinas que estimula as mais diversas formas e práticas de escrita. O circuito possibilita a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários nos diferentes gêneros, temas e níveis de leitura, favorece a reflexão sobre a obra literária, os meios de produção e circulação das obras, envolvendo o escritor, a obra e o leitor, além de estimular o intercâmbio entre escritores/oficineiros.
Nesta edição, o público feminino (mulheres cis e trans) terá à disposição o Laboratório de escrita criativa pra mulheres, com a escritora paulista Nina Rizzi. O objetivo da oficina é compreender o desenvolvimento das relações sociais de gênero, raça, culturais e econômicas e as consequências disso para a vida cotidiana das mulheres e em suas leituras e escritas. A ideia é desenvolver uma consciência literária e de coletividade que possibilite a produção de escritas literárias nos mais variados gêneros: narrativas, ensaios, poemas, etc., culminando com a produção de plaquetes e fanzines.
A oficina é gratuita, e as interessadas precisam se inscrever, levando RG, CPF, de 21 de outubro a 22 de novembro, no Sesc Montes Claros. A classificação é 16 anos, sendo que menores de 18 anos devem inscrever-se acompanhadas de responsável legal.
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
O projeto oferece ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, até a valorização das obras e dos escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e pela utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.