Difícil resistir ao sorriso e a pureza de uma criança que deseja um presente. Por conta dessa relação de amor e do poder que os pequenos exercem sobre os adultos, as vendas de produtos infantis sempre estiveram em alta e, não por acaso, 12 de outubro, Dia das Crianças, é uma das datas mais movimentadas no comércio lojista. No setor, atua a empreendedora Thais Loraine Nogueira, de Montes Claros, no Norte de Minas, que conseguiu combinar as oportunidades do mercado infantil com o comércio online, se valendo da criatividade e da inovação.
Formada em engenharia da computação, há três anos, Thais Loraine mudou de rumo, e encontrou no e-commerce uma forma de empreender com produtos e serviços diferenciados. Ao sentir na pele a dificuldade de comprar roupas para sua filha pequena, enxergou ali uma oportunidade de negócio. Foi então que surgiu a Jacaré Janjão, loja virtual que vende roupas infantis de zero a 12 anos.
Além de aproveitar as boas oportunidades do mercado infantil, a empreendedora incrementa seu negócio utilizando a tendência do aumento do comércio eletrônico. De acordo com projeção da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABCcom), as vendas pela internet em 2019 devem ter um crescimento de 16% em relação a 2018. E um estudo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico revelou que, entre janeiro e agosto deste ano, as vendas online subiram 22% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Percebi que havia um nicho de mercado para atender as mães que não têm tempo de procurar uma roupa diferente e nem com quem deixar os pequenos. Notei que poderia ajudar essas mães e ainda ganhar dinheiro, sem precisar de muito espaço físico. Minhas vendas são quase 100% online. O cliente faz o contato, e nós enviamos a roupa, que fica com a pessoa até 24 horas para a definição da compra”, explica.
As facilidades oferecidas pela empreendedora no atendimento em domicilio, com o auxílio da internet se estendem até ao pagamento. “Após a escolha das mercadorias, enviamos até o cliente também a máquina de cartão (débito/crédito), que permite que a pessoa compre e pague com calma, sem precisar sair de casa”, explica Thais, que utiliza as redes sociais para divulgar seu negócio.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Lucas Braga, a percepção da oportunidade de negócio é fundamental para o futuro empreendedor. “É preciso estar atento a tudo que nos cerca no nosso dia a dia. Sempre vai ter alguma coisa ou alguém com problemas a serem resolvidos. É aí que entra o faro do empreendedor. As oportunidades estão em todos os lugares e quem souber enxergar e desenvolver um negócio em cima de um problema, tem grandes chances de sucesso”, alerta.
Thaís admite que aproveitar a data comemorativa é uma boa opção para incrementar as vendas, embora o seu foco não se resuma à sazonalidade. “A proximidade do Dia das Crianças aumentou consideravelmente a procura, uma vez que muitas pessoas querem presentear um sobrinho, neto ou afilhado. E tem ainda aquelas mães que vão levar os filhos para viajar no período sem aulas. Embora a gente ofereça praticidade e produtos diferenciados durante o ano todo, a comemoração do Dia das Crianças contribui para o aumento das vendas”, enfatiza.
Capacitação como diferencial
Além de perceber a oportunidade, o mercado exige preparo e capacitação. “Fazer cursos e se capacitar são fundamentais para o sucesso de um negócio. É preciso aprender a enfrentar os riscos, desenvolver estratégias de divulgação, administrar custos e descobrir e fidelizar clientes. Temos uma altíssima taxa de mortalidade de empresas no Brasil. E um dos motivos é a falta de capacitação, principalmente na fase inicial”, lembra Lucas Braga.
A receita é seguida à risca por Thais Loraine. “Desde que decidi empreender, estou sempre me capacitando. Somente no último ano, investi mais de R$ 5 mil em cursos e treinamentos. Participei de duas edições do Reload (seminário de marketing digital oferecido pelo Sebrae Minas), que me ajudou demais a incrementar meu negócio. Procuro sempre estar antenada com as novidades do setor”, ressalta.
Mensagem que cativa
Além da capacitação, Thaís aposta em outras ações para atrair e cativar a clientela nas redes sociais. “Acredito que o empreendedor não deve visar somente o lucro, é possível também ajudar nosso público. Nas nossas redes, procuro oferecer dicas de saúde ou exemplos de superação. Durante o mês de setembro, que é o mês de conscientização contra o câncer infantil, colocamos dicas e orientações de profissionais sobre a importância de estar atentos aos sintomas e tratar a tempo”.
Outra forma de tocar o público-alvo é postar exemplos de crianças que venceram a luta conta o câncer. ”Acredito e defendo que é possível ajudar as pessoas com meu trabalho. O empreendedor precisa ter essa consciência social”, finaliza.