O setor de Medicina do Trabalho da prefeitura de Montes Claros está realizando ações de saúde voltadas para a prevenção e alerta sobre o suicídio como tema do Setembro Amarelo. A ação acontece entre segunda a quarta-feira desta semana (de 16 à 18), no Hall da Prefeitura. A ação foi preparada por todos os servidores da medicina e está sendo realizada para funcionários e visitantes que passarem pelo local, no período.
Segundo a Agência Brasil, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada. De acordo com o diretor-geral da OMS, é possível evitar o suicídio. Ele diz que, para isso, as nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes e políticas públicas eficientes. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende voluntária e gratuitamente, sob total sigilo, todas as pessoas que querem conversar sobre o assunto. O atendimento é por telefone, e-mail, chat e voip e funciona 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV, que atua em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do número 188, é gratuita e pode ser feita de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Segundo a coordenadora do Setor, Maíra Sapori, entre as atividades estão a distribuição de panfletos, orientações e informações sobre o suicídio, momento em que os visitantes e funcionários recebem um abraço, como forma de acolhimento de toda equipe da medicina do trabalho. Maíra agradeceu o envolvimento de todos os colegas do setor e também ao Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura, Cláudio Rodrigues de Jesus e o Prefeito Humberto Souto pelo apoio.
Por: Ricardo Soares