O risco de fechamento dos cartórios nos vários distritos de Minas Gerais será pauta de reunião extraordinária da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa. A audiência será realizada nesta terça-feira (02 de setembro), às 15 horas, atendendo o requerimento de quatro deputados, aprovado no dia 27 de agosto.
A Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais havia anunciado a decisão de anexar diversos cartórios do Estado, o que deixaria inúmeros distritos e municípios desamparados, que ficarão sem acesso a diversos serviços cartorários, bem como as certidões de nascimento ou de óbito. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Nelson Messias, e o corregedor geral José Geraldo Saldanha reforçaram que esses cartórios não serão extintos, mas apenas anexados de forma provisória.
Foram convidados à participar da audiência de terça-feira na ALMG, além dos desembargadores Nelson Missias de Morais e José Geraldo Saldanha da Fonseca; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior; diversos prefeitos do Norte de Minas, bem como cartorários e lideranças regionais.