Seminário Brasil China – oportunidades para o Norte de Minas

Foto: ACI / Divulgação

Prefeitura, entidades de classe e empresários de Montes Claros se preparam para um dos maiores encontros empresariais com estrangeiros, já realizado na cidade. O 1º Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil promete marcar o primeiro dia da 24ª Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços, no dia 12 de setembro, a partir das 16h, no Auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

A comitiva de chineses interessados nas potencialidades do Norte de Minas é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a SAM – Sul Americana de Metais, empresa comandada por empresários chineses que está desenvolvendo um grande projeto na região norte de Minas, com investimentos previstos de 2,1 bilhões de dólares. No seminário, estão confirmadas as participações, entre outras empresas, do Chinese Development Bank, Bank of Communication (BOCOM BBM), Huawei (tecnologia), CGN Brasil (energia), Instituto Confúcio, ChinaUnicom, Sany Group, Sinopec, Hengton Group, Sinosteel e a SAM.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato, está animado com as possibilidades de negócios entre os chineses e os norte-mineiros. “A partir do projeto da SAM, teremos toda uma cadeia de possibilidades de investimento, de cerca de milhões de reais, desde a tecnologia de fibra óptica, infraestrutura, entre outros. Os participantes podem pesquisar sobre cada uma das empresas que estarão no Seminário para fomentar negócios”, adianta.

No âmbito político, participarão do Seminário o governador de Minas, Romeu Zema, o Deputado Gil Pereira, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, entre outros representantes do Estado e do município. O economista e diretor da ACI, Marcos Fábio Martins, destaca que, “em 16 anos, a China se tornou o principal mercado de destino das exportações brasileiras. Sua participação nas exportações do Brasil passou de 4,2%, em 2002, para 26,6%, em 2018. No mesmo período, a exportação do Brasil para os Estados Unidos reduziu de 25,4% para 12%. Já a pauta de importações, desde 2002 a 2018, a participação da China passou de 3,3% para 19,2% e a dos Estados Unidos, de 21,8% para 16%”.

Programação

O 1º Seminário Brasil-China abre a programação da 24ª FENICS e terá três painéis que se relacionam ao Projeto Bloco 8, o maior investimento chinês da atualidade na região. São eles: Inovação em serviços financeiros; Energias Renováveis; Inovação em tecnologia. Os participantes terão a oportunidade de experimentarem a tecnologia de reconhecimento facial promovida pela empresa Dyno Security.

Para o presidente da ACI, Dr Newton Figueiredo, “será uma excelente oportunidade de interação com o mercado chinês, possibilitando a promoção de nossos produtos e bons contatos”. Após o Seminário, às 19h, será realizada a solenidade de abertura da 24ª Fenics, uma realização da ACI, tendo a Fiemg como co-realizadora e o Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Eurofarma, Hipolabor, Cimento Montes Claros, Laboratório Santa Clara, IDENE, Novo Nordisk, Prefeitura e Câmara de Montes Claros como patrocinadores e a InterTv Grande Minas, Sesi, Sicoob Credinosso, Prospera Santander, Bradesco, Quifarmo, Sam Metais, Transamérica e Sociedade Rural como apoiadores. Outras informações pelo telefone 38 – 2101 3300.

Fonte: Ascom da Associação Comercial e Industrial – ACI