‘Convivência com o Semiárido’ é tema de encontro em Araçuaí

Foto: Divulgação / Internet

Nos dias 21 a 23 de agosto, será realizado o Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Mineiro – ASA Minas, em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha. O Encontro marca os 20 anos de construção de estratégias de convivência com o Semiárido e pauta importantes debates no campo da soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação no campo, acesso ao mercado, garantia da agrobiodiversidade e respeito às comunidades tradicionais.

A programação do Encontro ainda conta com debates sobre a conjuntura e olíticas públicas de Convivência com o Semiárido, com a participação de gestores públicos, e também com visitas as experiências, que refletem as transformações que os programas da ASA trouxeram para a vida de milhares de famílias do campo.

Além das organizações, que fazem parte da rede, e parceiros ao todo o Encontro reúne em Araçuaí mais de 100 agricultores e agricultoras do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Nesses 20 anos de trajetória, muitas mãos vêm construindo a Articulação no Semiárido Mineiro e é através da união de organizações, movimentos e participação popular que têm se desconstruído a narrativa de combate à seca, que por muitos anos levou milhares de famílias a deixarem suas terras por acreditarem que não era possível conviver com o clima e que o Semiárido é local inabitável. Hoje a realidade é outra e cada vez mais se afirma: “É no Semiárido que a vida pulsa, é no Semiárido que o povo resiste”.

ASA Minas

A Articulação no Semiárido Mineiro é uma rede integrante da ASA – Brasil. Formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil organizada, visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de suas populações.
A ASA Minas promove o acesso para consumo e produção, através das tecnologias de captação de água de chuva, desenvolve ações e estratégias de fortalecimento do protagonismo social dos agricultores e agricultoras familiares e vem estimulando a autonomia das famílias, como também a produção agroecológica no Semiárido e a produção agroecológica no Semiárido.

Fonte: Ascom Centro de Agricultura Alternativa (CAA).