Implantado em Januária o Projeto “Sou+Janu”, que tem como objetivo levar benefícios em saúde pública, inclusão social e lazer, serviços públicos e gratuitos à população da cidade. A primeira comunidade beneficiada foi a Quilombola do Barreiro.
Januária possui uma vasta área territorial rural, sendo uma das maiores do estado, se comparado com outros municípios do estado. No comparativo nacional é o 220º maior, entre os 5.561 municípios, segundo o IBGE/2011. Essa faixa territorial extensa dificulta o acesso de algumas localidades aos serviços ofertados pelas instituições, seja na sede ou até mesmo nos grandes distritos rurais.
Segundo o prefeito da cidade, Dr. Marcelo Félix “nossa meta é reunir os principais serviços que a prefeitura oferece e levá-los até as comunidades. Desta forma conseguiremos beneficiar, ao mesmo tempo, muitas pessoas”.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura essa foi a primeira comunidade a ser beneficiada com o projeto, outras estão no cronograma para serem atendidas, sobretudo devido ao grande sucesso obtido com a ação. A previsão é que o projeto tenha caráter permanente, entretanto dependerá dos resultados e da adesão da população, a partir das próximas ações.
Por: Ricardo Soares