Falta menos de uma semana para os Catopês, Marujos e Caboclinhos serem vistos subindo e descendo as ruas da cidade de Montes Claros, acompanhados por multidões e muita música, com destino à Igrejinha do Rosário. As tradicionais Festas de Agosto começam na próxima quarta-feira (14) e seguem até domingo (18), assim como o 41º Festival Folclórico.
A celebração, que completa 180 anos em 2019, reúne homens, mulheres e crianças em procissões em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. A magia dos Catopês, Marujos e Caboclinhos irá tomar conta da cidade, que já se encontra ornamentada pelas fitas coloridas.
A abertura oficial acontece na quarta-feira (14), às 18h30, no Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na Praça da Matriz, nº 32, no Centro da cidade. Mais tarde, às 21h, será realizado o levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Portugal, também no centro, m frente da Igreja que leva o nome da Santa.
A parte religiosa do evento irá manter o mesmo percurso dos anos anteriores, com o hasteamento de mastros e o reinado percorrendo as ruas do centro da cidade.
41º Festival Folclórico
O 41º Festival Folclórico será realizado em vários pontos no entorno da Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), com diversas atrações gratuitas. A abertura oficial será na quarta-feira (14), às 19h. Logo depois acontece a abertura da exposição de Yara Tupynambá, com trabalhos diversos da artista conhecida e respeitada internacionalmente, cuja produção ininterrupta, ao longo de sete décadas, gerou registros de rara beleza e enorme valor histórico e cultural. A atração estará aberta para a população de 14 de agosto a 15 de setembro, na galeria Godofredo Guedes.
Na quinta-feira (15), haverá, no Auditório Cândido Canela, às 14h, a contação da história “Patrimônio, Experiências e Afetos”, do professor Auiru Tiago. Mais tarde, às 18h, haverá a palestra “Antroposofia, Educação e Cultura”, com os professores Brunno Souto e Auiru Tiago. O evento será também no Auditório Cândido Canela. Nessa mesma data haverá, às 20h, o lançamento do livro “Antônio, a Formiga e o Ser Tão”, de Auiru Tiago.
No dia 16, sexta-feira, no Centro Cultural, será lançado a obra “O país dos meus sonhos”, da autora Amelina Chaves. No sábado, dia 17, será realizada, no coreto da Praça da Matriz, às 10h, a contação da história “Antônio, a Formiga e o Ser Tão”. À noite, às 19h, o Centro Cultural apresenta o Cinema Comentado, com o documentário “Sujeito Oculto na Roda do Grande Sertão – O Universo de Guimarães Rosa”. Logo após, às 20h, haverá uma roda de conversa sobre o tema.
Para as atrações culturais, assim como no ano passado, um palco e uma arena serão montados na praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), onde serão realizados 19 shows musicais, nos cinco dias de festa.
Encontro de Capoeira
Dentro das comemorações das Festas de Agosto será realizado o Festival Montesclariô Capoeira 2019, com o I Encontro de Capoeira. O evento começará na sexta-feira, (16), às 19h, na Praça Doutor Chaves, com o Grupo Cordão de Ouro. No dia 17, sábado, será realizada, às 14h, no Museu Regional do Norte de Minas, uma oficina de capoeira. Domingo, dia 18, encerrando o Festival Montesclariô Capoeira 2019, haverá, às 10h, uma aula livre de capoeira.
Confira a programação completa da festa
*Com informações da Prefeitura de Montes Claros