As bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) são bastante disputadas por brasileiros todos os semestres. Afinal, com um mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais qualificados, ter uma graduação no currículo pode aumentar, e muito, as oportunidades. Além disso, com uma bolsa Prouni, os estudantes podem pagar apenas 50% do valor das mensalidades, com as parciais, ou até mesmo ficar isento, se for selecionado nas bolsas integrais. Mas, depois de cursar uma faculdade com o Prouni é possível conseguir o benefício novamente? Essa é uma dúvida bastante comum.
Posso me graduar duas vezes com o Prouni?
De acordo com as regras do Prouni, o estudante pode participar do processo de seleção quantas vezes quiser desde que cumpra com os requisitos necessários estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Porém, depois que conseguir a bolsa integral ou parcial e concluir o curso, não será mais possível pleitear novamente o benefício. O Prouni é voltado para brasileiros que ainda não possuem um diploma universitário. Ou seja, mesmo quem se graduou sem o benefício ofertado pelo governo federal também não pode participar da seletiva para um segundo diploma.
Quem pode participar do Prouni
Para participar do Prouni é preciso atender aos critérios abaixo:
- Ter feito o Enem mais atual;
- Ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem;
- Ter obtido nota maior que zero na redação do Enem;
- Ter estudando o ensino médio em escola da rede pública ou;
- Ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral da instituição;
- Ter renda per capita familiar máxima de três salários mínimos;
- Não ter diploma universitário.
Como conseguir uma bolsa de estudo para segunda graduação?
Quem deseja obter a segunda graduação pode conseguir uma bolsa de estudo por meio do Educa Mais Brasil. O programa de inclusão educacional, em parceria com diversas faculdades do Brasil, oferta descontos de até 70%. Para ser beneficiado não precisa ter feito o Enem e nem comprovar renda. Basta acessar o site do programa, escolher a modalidade graduação e filtrar pela cidade e curso de interesse e fazer a inscrição de forma gratuita.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil