Com o objetivo de conscientizar a população e os pais sobre a importância do aleitamento materno, acontecerá no próximo sábado (3 de agosto), das 9h às 12h, na praça Doutor Carlos, em Montes Claros, a 5ª edição do “Mamaço”. O evento faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que é celebrado entre 1º e sete de agosto.
A programação é desenvolvida pelo Grupo Mães Amigas de Moc, que existe há mais de sete anos, voltado para o debate e apoio para os diversos assuntos ligados à maternidade entre mães do Norte de Minas. A idealizadora do projeto, Letícia Novato, explica que a ação surgiu devido ter vivenciado dificuldades durante a amamentação do seu filho Davi, hoje com cinco anos. Atualmente o grupo conta com mais de oito mil mulheres participantes.
Nesta edição, o tema escolhido foi “Empoderar Mães e Pais, favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro!”. De acordo com Letícia Novato, durante a ação a comunidade terá a oportunidade de sanar dúvidas sobre o processo de amamentação, com profissionais capacitados.
“No dia, vamos ter a presença de vários profissionais da área da saúde que vão estar tirando dúvidas e orientando sobre a amamentação. Haverá também um bate papo com especialistas que vão abordar a questão do aleitamento, os cuidados e a importância dessa prática para os bebês”, destaca Letícia.
O “Mamaço” conta com o apoio dos hospitais Santa Casa, Aroldo Tourinho e o Hospital Universitário Clemente de Faria, que estarão disponibilizando profissionais, desde enfermeiros, médico, nutricionistas e demais especialistas, para auxiliar os participantes e realizando cadastros de doadoras de leites.
Segundo a organização, o evento não é exclusivo para lactantes e qualquer pessoa pode participar do Mamaço. “Toda e qualquer pessoa da sociedade que entende que é importante o aleitamento materno está convidada a participar. Hoje temos visto crescer no país o número de pessoas que reclamam da mulher que está amamentando em público, e estamos aqui para dá suporte para essa mães, para que sejam respeitadas e que tenham liberdade de amamentar seus filhos em qualquer lugar”, explica Letícia.
Estagiário Dihemeson Faria, sob supervisão do editor.