A Fundação Sara realiza neste sábado (6 de julho), das 8h às 13h na praça Doutor Carlos, região central de Montes Claros, o Bazar Itinerante. O objetivo da ação é chamar atenção da população para o trabalho que é realizado pela entidade, bem como arrecadar recursos financeiros com a venda dos produtos e também receber doações para o bazar especial do dia dos pais.
Uma vez por ano, a instituição realiza essa ação fora da sede institucional. Em 2018 a fundação levou o bazar para a zona rural de Ermidinha, e neste ano o centro da cidade sede do projeto. De acordo com a organização cerca de 1.000 produtos estarão disponíveis para serem vendidos.
“Teremos a exposição de cerca de 1.000 produtos entre novos e seminovos, como calçados, brinquedos e em grande maioria de confecções que em grande parte foram doadas por lojistas da cidade”, destaca Cleia Moura coordenadora do bazar.
Além do bazar, a fundação ainda vai levar para a praça a Caixa Solidária, onde entraram em contato com alguns lojistas da cidade solicitando apoio através de doações de ponta de estoque, ou de mercadorias que estão paradas. A população também pode doar desde produtos novos à usados que estejam em bom estado de conservação.
Bazar da fundação
Atualmente o bazar da fundação, que existe a cerca de 18 anos, possui uma sede própria, localizada na rua Viriato Ribeiro de Aquino, nº 45, Bairro Canelas onde funciona de terça a sábado, em horário comercial, sendo que toda segunda é fechado para organização e limpeza.
“O bazar é abastecido 100% com doações da comunidade e de alguns lojistas parceiros sendo que tudo o que recebemos é através de doação. Toda a renda adquirida é revestida para o tratamento das crianças, seja com medicamentos, pagamento de consultas que não são cobertas pelo sus, ente outros. Hoje o bazar é um grande braço na arrecadação da fundação para auxiliar essas crianças”, finalizou a coordenadora.
Como surgiu a Fundação Sara
A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais, parentes e amigos da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante seu tratamento de leucemia, em 1996/1997. O transplante muito caro fez com que amigos e colegas de trabalho se unissem e promovessem a campanha “Ajude a Salvar a Vida da Sara”.
Apesar de todo o apoio, a pequena Sara faleceu em novembro de 1997 e, imediatamente após o falecimento, os pais resolveram colocar em prática o sonho idealizado durante o tratamento da pequena Sara, pois passaram pela difícil experiência do tratamento fora de seu domicílio, mesmo com a bênção de contar com o apoio de amigos.
Desde então a Fundação já assistiu mais de 1.200 crianças com câncer de todo o estado de Minas Gerais. A entidade possui sede em Montes Claros e uma unidade em Belo Horizonte. A entidade é mantida por associados, que contribuem mensalmente, parceiros empresariais, doadores e voluntários.