Uma das etapas a serem cumpridas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município de Januária e o Ministério Público Estadual (MPE), para que seja emitido Alvará Sanitário de funcionamento pela Vigilância Sanitária Estadual para o Hospital Municipal (HMJ) é a reforma da sua estrutura física. Em fase adiantada, uma equipe tem intensificado os trabalhos em todos os pontos da instituição, clínicas de internação, maternidade, setor de preparo e armazenamento de alimento (COPA), Central de Material Esterilizado (CME), além da reforma dos leitos e mobiliário hospitalar.
Os leitos de internação não possuíam grades de segurança para evitar quedas dos pacientes, sobretudo os mais debilitados, com a reforma foram colocadas grades e pintadas todas as camas. Estão sendo reformados ainda, portas, paredes, instalação elétrica, mobiliário, limpeza do piso, entre outros.
Jailton Xavier, diretor administrativo do HMJ, tem acompanhado o cumprimento do cronograma estabelecido e informou à nossa reportagem que os trabalhos estão adiantados, a previsão é terminar antes do prazo estabelecido pelo TAC, a expectativa, segundo o diretor, é apresentar uma estrutura capaz de sanar todas as inconsistências apontadas pela Vigilância Sanitária e satisfazer os pontos apontados no TAC.
A emissão do Alvará Sanitário de funcionamento para o Hospital Municipal de Januária, entre outras ofertas de serviços, possibilitará a realização de cirurgias eletivas na unidade hospitalar. Porém, após ouvir especialistas em gestão em saúde, o mais importante não é a abertura do Bloco Cirúrgico, e sim o acesso às verbas estaduais e federais, só assim, com o Alvará em mãos os recursos financeiros poderão chegar até o hospital, dessa forma será possível continuar avançando nas melhorias da estrutura física, dos equipamentos médicos assistenciais, consequentemente ofertar uma assistência com maior qualidade aos usuários que procuram por atendimento.
Por: Ricardo Soares