Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), ás 23h59 desta segunda-feira (01) encerram as inscrições para vagas do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019. A informação é do Ministério da Educação (MEC). Podem participar apenas pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtiveram as notas mínimas de 450 pontos nas questões objetivas e não ter zerado a redação.
Além disso, os participantes precisam se enquadrar em critérios mínimos de renda, que definirão qual o perfil de financiamento é permitida a candidatura. No caso as vagas ofertadas a juros zero, por meio do Governo Federal, por exemplo, é preciso renda familiar mensal bruta per capita de até 03 salários mínimos. Para participantes que tenham renda de até 5 salários mínimos, é permitida apenas a participação no Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
Simulador de nota de corte
Enquanto as inscrições ainda estão abertas – e portanto o resultado não pode ser disponibilizado – existem programas que permitem saber a nota mínima necessária para ser selecionado nas edições passadas. Também há a possibilidade de fazer consultas online que dispensam o download de softwares. Consulte aqui o simulador de nota de corte do Fies na internet. É importante destacar que o recurso serve apenas de parâmetro e não corresponde ao processo seletivo real realizado pelo MEC.
Lista de espera do Fies
O resultado será anunciado em 09 de julho. Somente a modalidade Fies apresenta a possibilidade de inscrição na lista de espera para o preenchimento das vagas não ocupadas no período regular. As convocações destes candidatos acontecerão entre 15 e 23 de julho.
De acordo com o MEC, foram ofertadas 100 mil vagas no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil 2019. No segundo semestre, houve a oferta de 46.600 vagas a juros zero em 1.756 instituições de ensino privadas de todo país.
Bolsa de estudo para a graduação
Para os que não forem contemplados nas chamadas do Fies e do P-Fies, ainda há a possibilidade de começar o ensino superior em 2019 por meio da contratação de bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil atua há mais de 15 anos no mercado e oferece descontos de até 70% na mensalidade da graduação, em cursos que integram diversas áreas de conhecimento. Saiba mais no link.
Agência Educa Mais Brasil