Essa semana o serviço de Medicina do Trabalho, órgão vinculado a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), da Prefeitura de Montes Claros, publicou resultados da pesquisa feita pela ouvidoria interna do setor. Os resultados apontam um aumento significativo dos índices de satisfação do serviço, por parte dos usuários, grande parte por conta da nova sede que a Seplag providenciou para a medicina do trabalho atender aos servidores da prefeitura, que agora com mais espaço é possível realizar o atendimento e desenvolver as ações de promoção e prevenção da saúde, além das capacitações e a inserção dos grupos temáticos.
A partir da mudança para o novo local, antigo anexo da Câmara Municipal, situado a Rua Dona Tiburtina esquina com Dr João Luís de Almeida, com investimentos para melhoria do atendimento interno e ofertas de cursos de capacitação e serviços de apoio aos servidores, articulados pela SEPLAG do Município, a linha média daqueles que apontavam estarem muito satisfeitos passaram de 56% em 2018, para 80% em 2019.
O Serviço de Medicina do Trabalho iniciou uma mudança de filosofia já no início de 2017, por determinação da Seplag, passou a trabalhar com o servidor, não apenas, no recebimento de atestados, mas principalmente nas ações que visavam a valorização dos funcionários. Diversas oficinas de capacitação foram realizadas, ações de prevenção e promoção da saúde, pesquisas epidemiológicas e estatísticas sobre o perfil daqueles que entregam atestados e principalmente quais as doenças com maior incidência. A Casa do Servidor, órgão da Medicina do Trabalho, foi outro ponto fortalecido pela Seplag, com cursos de capacitação e oficinas com temáticas sobre humanização, legislação, direitos e deveres para o servidor foram feitas ao longo desses 2,5 anos. O último lançamento da Casa do Servidor foram as aulas de dança de salão que acontecerão no 3º piso da sede da medicina do trabalho, as inscrições poderão ser feitas no próprio local.
Em entrevista a nossa reportagem, a coordenadora da Medicina do Trabalho, Maíra Sapori, disse estar feliz com os resultados, entretanto, ciente de que não se pode acomodar, pois a meta agora é aprimorar ainda mais, os níveis de satisfação, por se tratar de valores médios, aponta que dentro da pesquisa surgiu demandas que precisam aprimorar mais, como sugeriu alguns usuários na pesquisa. Ela finaliza dizendo que todas as sugestões ou críticas estão sendo analisadas e o setor fará de tudo para proporcionar aos servidores da prefeitura esse serviço com o nível de satisfação sempre crescente, como apontou a pesquisa. Ela afirmou que esse resultado, ora apresentado aqui, se deu, em grande parte, graças ao empenho da equipe e também pelo apoio do secretário Cláudio Rodrigues de Jesus e do prefeito Humberto Souto.
Por: Ricardo Soares