O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) recebe até o dia 31 de maio inscrições de interessados em participar do processo de seleção de alunos para o Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGVet), para ingresso no segundo semestre de 2019. O mestrado é gratuito e ofertado na modalidade presencial, com aulas no IFNMG-Campus Salinas.
Podem candidatar-se portadores de diploma (ou documento equivalente) de graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Serão disponibilizadas até 15 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa: “Reprodução animal” (5 vagas), “Nutrição animal” (5 vagas) e “Sanidade aplicada à reprodução e nutrição animal” (5 vagas). No formulário da inscrição, o candidato deverá indicar uma dessas linhas.
As inscrições devem ser feitas no Setor de Protocolo do IFNMG-Campus Salinas, que fica na Fazenda Varginha, km 02 da Rodovia MG-404 (Salinas/Taiobeiras), em Salinas/MG. O atendimento é das 8h às 10h e das 14h às 16h. As inscrições também podem ser feitas por Sedex, com carimbo de postagem até o dia 31 de maio, conforme orientações do edital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.
A seleção terá as seguintes etapas: prova de títulos (eliminatória e classificatória) e apresentação de plano de trabalho com arguição (eliminatória e classificatória). Para mais informações acesse o edital.
O curso
A proposta do mestrado profissional, o primeiro em Medicina Veterinária da região Norte e Nordeste de Minas Gerais, vem ao encontro das necessidades de desenvolvimento socioeconômico do semiárido brasileiro e visa a dar solução aos gargalos da produção animal. Pretende-se formar profissionais que se aprimorem na pós-graduação, cujo foco será solucionar de forma prática e objetiva, com rigor científico, as dificuldades do segmento.
O egresso do programa terá formação especializada e aprimorada a capacidade de empreender, inovar e aplicar tecnologias em reprodução e nutrição animal. Espera-se que o egresso seja capaz de solucionar problemas dos sistemas de produção animal, bem como propiciar o desenvolvimento econômico sustentável.