Comitê soma conhecimentos e habilidades para realizar uma Expomontes segura

Sociedade Rural Montes Claros / Divulgação

A segunda reunião do Comitê de Segurança Pública da 45ª Expomontes, realizada nessa quarta-feira (15 de maio), tratou especificamente de segurança dentro do Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. A Exposição ocorre de 28 de junho a 07 de julho.

Em 2018, foram 40 ocorrências, entre elas a maioria furtos de celulares e extravio de documento. Policiais militares, nos dez dias, foram empregados 790. Somente seguranças privados da Quality foram 1.291 homens, contratados pela Sociedade Rural de Montes Claros, organizadora da Feira; Cia promoções, responsável pelos shows; e Prefeitura Municipal, que cuida especificamente do dia 03 de julho, aniversário da cidade. Foram 60 guardas municipais.

Major Welington Mourão, Chefe da Seção de Planejamento da 11ª RPM, informou que a Polícia Militar terá um caminhão com câmeras de monitoramento no evento. Ele acredita que a gestão no interior, sobretudo em pontos críticos inibe a ação dos bandidos.

A Polícia Civil já solicitou a delegacia móvel para toda a Exposição. Segundo o Delegado Bruno Silveira, que responde pela inteligência da PC, a corporação vai desenvolver, em parceria com a PM, ações de combate ao crime e repressão, principalmente quanto às quadrilhas especializadas em furtos de aparelhos de telefones móveis.

“Um exemplo preocupante foi uma ação criminosa generalizada em Diamantina. Subtraíram 200 unidades num só evento. Se levarmos em conta que um aparelho custa em media R$ 2 mil. O prejuízo é altíssimo. Vamos desenvolver ações pró-ativas e antecipar a essas quadrilhas. Num evento grandioso como este, temos gente do bem que visita e gente do mal preparado para ações ilícitas, fraudes e trafico e nós vamos combater”, encerra o Delegado.

Renato Alencar, Diretor Jurídico da Rural, ressaltou que não houve registros de ocorrências graves, em 2018, por causa do trabalho eficiente de todos os órgãos que trabalham para levar segurança a população.

O Tenente-Coronel, Gildásio Rômulo Gonçalves, chamou a atenção para o dia de maior público, que é 03/07. Para ele, todos os envolvidos devem cumprir com deveres e obrigações. Ele pontua que a organização antecipada faz com que os impactos sejam reduzidos.

“A cidade cresceu, com isso vieram também os problemas. Eles vêm na mesma proporção. Já tivemos um avanço extraordinário, mas precisamos de mais seguranças privados. Neste encontro avaliamos as iniciativas, corrigimos os erros e aprimoramos para a nova Exposição, pois o mundo do crime é dinâmico. Por isso, temos que ser mais vigilantes e ficarmos atentos ao direito do consumidor, direitos da criança do adolescente, mas o direito à segurança coletiva deve sobrepor. O comitê soma conhecimentos e habilidades para planejar, atender e dialogar, de acordo com as demandas”, afirma o Comandante do 50º BPM, que abrange a região do Alto São João onde está localizado o Parque.

Comitê de Segurança

O Comitê de Segurança Pública da Expomontes tem integrantes da Polícia Militar e Bombeiros, representantes da Sociedade Rural, Exército e da VLI, das Secretarias de Cultura, Saúde e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros e da MCTRANS e do Ministério Público. O grupo promove reuniões setorizadas, como a dessa quarta; terão também sobre trânsito, direito do consumidor e dos direitos da criança e do adolescente; e aniversário da cidade para a construção de um termo final que orienta a Feira.

Fonte: Ascom da Sociedade Rural Montes Claros

(**) Leia também:

— Confira os shows confirmados para a 45ª Expomontes em Montes Claros
— Em busca da valorização do queijo norte-mineiro produtores apresentarão produto na 45ª Expomontes