Falta de verbas e de médico disponível para trabalhar faz prefeito mobilizar secretário estadual de saúde

Buscando soluções para a saúde pública de Januária, nesta manhã de terça-feira (14/05), o prefeito, Dr. Marcelo Félix, se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. A reunião aconteceu em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa. Também participaram da reunião a secretária de Governo, Vanessa Borborema, secretário executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias e o deputado estadual, Zé Reis.

Durante a reunião, o prefeito apresentou a situação crítica que o município está enfrentando, em especial a falta de médicos, que não é apenas um problema em Januária, mas em diversas cidades do estado. Na pauta, também, foram solicitados investimentos para estruturação e custeio do Hospital Municipal e, bem como, de todo sistema municipal de Saúde. Solicitando, ainda, que o Estado avaliasse a possibilidade de um auxílio por parte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e até o Exército.

A cidade de Januária não tem recebido integralmente os recursos de Manutenção da Urgência e Emergência, repassados pelo governo do estado de Minas Gerais, o que tem obrigado ao município a utilizar outros recursos para pagamento de servidores.

Mesmo com os salários em dia os municípios da região do Vale Médio São Francisco, como Januária, não tem encontrado oferta suficiente do profissional médico para trabalharem nestas cidades, o que tem causado grande transtorno para a população que necessita do serviço.

Sensível às demandas, o Secretário de Saúde se comprometeu a visitar Januária e região; Agilizar na destinação dos recursos solicitados pelo prefeito, Dr. Marcelo. Se comprometendo, também, auxiliar na atração de médicos para Januária e região.

 Por: Ricardo Soares