Ao assumir a direção do Hospital Municipal de Januária, Jailton Xavier se viu diante de um grande desafio, completar a escala de médicos no pronto socorro e maternidade. Ao regularizar o pagamento dos médicos o hospital sinalizou à comunidade médica da cidade e região qual será a forma de trabalho, se comprometendo em não atrasar pagamento dos profissionais que trabalham na instituição.
A crise na saúde é nacional, recentemente, no mês de março, o hospital regional de Janaúba foi declarado estar vivendo uma grave crise, lançando inclusive uma campanha intitulada “SOS Hospital Regional de Janaúba”, com o objetivo de sensibilizar empresários, comerciantes e população em geral a ajudarem àquela instituição.
A cidade de Januária não tem recebido integralmente os recursos de Manutenção da Urgência e Emergência, repassados pelo governo do estado de Minas Gerais, o que tem obrigado ao município a utilizar outros recursos para pagamento de servidores. O assunto foi, inclusive, tema debate em Audiência Pública na Assembleia do Estado de Minas Gerais (ALMG), oportunidade em que o Vereador Robério Acrísio (PSB) solicitou regularização dos recursos financeiros para a cidade.
Mesmo diante dessa grave crise que vem passando a área da saúde no país, o diretor Jailton Xavier disse à nossa reportagem que tem o aval da prefeitura para contratação de médicos a fim de completar a escala, tanto no pronto socorro quanto na maternidade, e que as ações iniciais em pagar todos os vencimentos em atraso, por si só já demonstra o compromisso do município, e o seu próprio, com os servidores.
Por: Ricardo Soares