O Cruzeiro venceu o Atlético por 2×1 no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, realizado na tarde desse domingo (14), no estádio do Mineirão em Belo Horizonte, que registrou um público de mais de 50 mil torcedores. O primeiro gol saiu aos 45 minutos do primeiro tempo, e veio dos pés do meia Marquinhos Gabriel, que dá grande área acertou o canto direito do goleiro Victor após um desvio no zagueiro Leonardo Silva.
O artilheiro do Galo na temporada, com 11 gols, Ricardo Oliveira, empatou a partida aos 10 minutos do segundo tempo depois de um toque do lateral direito Chará, desviar no goleiro Fábio e cair nos pés do artilheiro que mandou a bola para o fundo da rede do cruzeiro, empantano a partida.
Cinco minutos após o empate, o Cruzeiro pulou na frente mais uma vez com o gol do zagueiro Léo, que aproveitou a cobrança de escanteio do meia Robinho e balançou a rede, fazendo o segundo da Raposa. Um lance polêmico foi registrado aos 34 minutos do segundo tempo, após o juiz da partida, Wagner do Nascimento Magalhães, anular um gol do Atacante Fred, depois de analisar as imagens do árbitro de vídeo (VAR), e constatar um toque de mão.
Os primeiros 90 minutos da final, foi marcado por muitos cartões para ambos os times, sendo Fred, Henrique, Lucas Romero, Edílson, Marquinhos Gabriel e Rafinha do Cruzeiro, junto com Luan, Ricardo Oliveira, Fábio Santos, Adilson, Leonardo Silva e Victor do atlético advertidos com cartão amarelo. Desses ainda teve dois jogadores expulsos, o meia Rafinha do cruzeiro e o Volante atleticano Adílson.
O segundo jogo da final acontecerá no próximo sábado, as 16h30, com mando de campo do Atlético Mineiro, que até a manhã desta segunda-feira (15), não havia divulgado se a partida será realizada no estádio do Mineirão ou no Independência.
Para se sagrar campeão, o Atlético precisa ganhar o jogo, já a Raposa conta com o empate ou a vitória por qualquer saldo de gols para conquistar seu 38º título.
*Estagiário Dihemeson Faria, sob supervisão do editor.