O Programa Ecocrédito, versão 2019, está beneficiando 19 produtores rurais. A assinatura dos contratos foi na manhã desta quarta-feira, 10, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para cada hectare preservado, a Prefeitura de Montes Claros paga R$ 166,15, sendo que, a partir do próximo ano, este valor será reajustado para R$ 183. Atualmente, o Programa paga pela preservação de 900 hectares e a meta da Administração é de que, até o ano que vem, mais 4.100 hectares sejam incluídos no Ecocrédito, totalizando 5 mil hectares preservados na zona rural de Montes Claros.
Na solenidade desta quarta-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, frisou que todas as ações estão sendo feitas com transparência e seriedade, com embasamento jurídico. O secretário lembrou que o Programa está tendo sucesso porque funciona através de parceria com os produtores rurais, “os quais devem se conscientizar da importância de se preservar a Natureza”.
Uma equipe de servidores da Prefeitura de Montes Claros está intensificando as visitas técnicas em propriedades rurais da cidade, a fim de ampliar as áreas atendidas. Produtores interessados em se cadastrar no Programa podem comparecer pessoalmente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na avenida José Corrêa Machado, 900 – bairro Ibituruna, de segunda a sexta-feira, ou ligar para o telefone (38) 2211-3339.
NASCENTES – A Prefeitura, em parceria com a Emater, realizou o levantamento de mais de 70 nascentes nas sub-bacias de córregos e rios de Montes Claros. O Município vai doar materiais para o cercamento destas nascentes, as quais serão revitalizadas e, posteriormente, incluídas no Programa.
Fonte: Prefeitura de Montes Claros