O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), realizará nesta sexta-feira (28) às 17h30, na Sociedade Rural, uma reunião de discussões sobre o projeto que pretende implantar em Montes Claros, em conjunto com diversas entidades, empresas e instituições de ensino, um “Pólo de Inovação Tecnológica”.
De acordo com o Diretor Geral do campus da cidade, Prof. Renato Cota, uma das linhas de atuação é desenvolver o projeto visando a implantação de um pólo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que permite a parceria com empresas para o desenvolvimento de soluções com custo subsidiado em áreas como tecnologias aplicadas, mecânica e manufatura, biotecnologia, materiais e química, tecnologia da informação e comunicação.
O pólo terá como foco ainda o fomento ao desenvolvimento de startups, a exemplo de parceria recente com a Brasilcom Web Tecnologia, que atua na produção de sistemas de apps especializados para diversas áreas, transmissões via web TV e web rádio, sistemas de e-commerce, de organização de transmissões de eventos via internet, treinamento de estudantes dos cursos de formação na área de TI e profissionais deste setor.
O Instituto Federal possui onze campi no Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, unidades que também poderão usufruir do Pólo da Embrapii em Montes Claros, com trabalhos em parcerias nos projetos que vierem a ser desenvolvidos.
Entre diversas entidades convidadas para compor o trabalho em prol da formação do pólo estão universidades, faculdades, empresas e entidades como Fiemg, Adenor, ACI, Fundetec e Sociedade Rural de Montes Claros.
Em relação ao terreno onde poderá, futuramente, ser instalado o pólo, representantes já estiveram junto ao prefeito Humberto Souto, para solicitar a cessão de uma área, que fica ao lado do campus do IFNMG e próximo ao local onde vai ser instalada cidade administrativa (antiga fábrica da Coteminas).