Dois servidores da coleta de lixo da Prefeitura de Montes Claros ficaram feridos, nesta semana, enquanto desempenhavam o serviço na cidade. De acordo com a prefeitura, na quarta-feira (20), um gari cortou a mão quando pegou uma sacola que continha cacos de vidro. Já nesta quinta-feira, 21, um outro profissional da limpeza pública se feriu com uma seringa, que teria sido descartada de forma incorreta no Bairro Vargem Grande
Acidentes deste tipo podem levar sérios riscos à saúde dos profissionais da limpeza, inclusive com a possibilidade de transmissão de doenças. Por essa razão, a Prefeitura de Montes Claros destaca a importância do armazenamento adequado dos materiais perfurocortantes antes de serem destinados à coleta.
Como fazer o descarte correto de perfurocortantes?
Seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo, seja ele reciclável ou não. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial, ainda que não estejam quebradas. O ideal é que esses itens sejam colocados separados, em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com o material.
A maneira mais fácil de descartar os perfurocortantes e colocando-os dentro de um recipiente resistente. Garrafas PETs vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso das latinhas de conserva apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes.
Já com relação ao descarte de seringas, este jamais deve ser realizado no lixo comum. Seringas e agulhas devem ser colocadas em um recipiente apropriado, pois oferecem possibilidade de contaminação, coloque-as dentro de uma garrafa pet, e podem ser entregues nas unidades de saúde do município. A partir da entrega, o material será encaminhado para o descarte especial e incinerado.
Descarte no lixo correto
Esteja atento sobre do que se trata o material perfurocortante a ser descartado. Em alguns casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais. Este é o caso dos cacos de vidro e das lâmpadas, por exemplo. Lâminas de barbear devem ser colocadas no lixo comum, ainda assim devidamente separadas e sinalizadas.
Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO, MATERIAL CORTANTE. Ou escreva do que realmente se trata. Por exemplo: CUIDADO, VIDRO QUEBRADO.