Com o objetivo de conscientizar sobre a doença da Leishmaniose e realizar a interação e a divulgação do mundo dos pets, a cidade de Montes Claros sediará, no dia 24 de março, a 9ª Edição da Cãominhada. O evento está previsto para começar às 8h, na Praça Flamarion Wanderley, no Bairro São José e as inscrições, que já estão abertas, podem ser feitas até 23 de março.
De acordo com os organizadores, a ação iniciará com uma benção aos cães e logo após seguirão, em caminhada, pela Avenida Geraldo Atayde até o Parque de Exposições. Na oportunidade haverá apresentações de cães dos canis do presídio regional de Montes Claros e de Francisco Sá, além da participação do Adriano Soares, campeão Sul-americano de Agility, esporte que consiste em um percurso onde o objetivo é que o animal faça o trajeto com maior agilidade e rapidez.
A expectativa dos organizadores, deste ano, é de reunir cerca de 10 mil pessoas e 8 mil cães. A empresária Luciana Mello, de 45 anos, tutora de uma cachorra da raça Akita, de seis anos, participará pela segunda vez da Cãominhada e destaca o quanto o evento é importante para a troca de informações entre os tutores de cães.
“Na caminhada há uma grande interação entre os cães e os donos, onde criamos laços com outras pessoas, além disso temos a oportunidade de trocar informações sobre a raças dos pets, doenças e alimentação”, afirmou a empresária.
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Flamarion Cardoso Gualberto, agentes da equipe de vigilância em saúde estarão, durante o evento, realizando panfletagem e tirando dúvidas do público sobre como identificar e tratar a Leishmaniose.
Os interessados deverão fazer a inscrição pelo site, onde o valor consiste na doação de 2 kg de ração para cães, que serão doadas para ONGs de apoio canino e grupos de protetores de animais. Outras informações poderão ser obtidas pelo número (38) 3222-9080.
Ação Solidária
Uma loja de rações localizada no Bairro Renascença em Montes Claros, está realizando uma campanha de alimentação solidária para cães. A ação consiste na distribuição de kits para pessoas que tem interesse em serem tutores de pontos de alimentação para os pets de rua.
Além de doar, a loja responsável pelo projeto ainda monta os kits e os estabelecimentos ficam incumbidos de abastecer os comedouros e bebedouros. Ao todo, foram distribuídos 40 kits, em diversos bairros de Montes Claros que serão montados até o fim da próxima semana, e mais um kit que será enviado para a cidade de São João da Ponte e outro para Janaúba.
Segundo os idealizadores do projeto, houve uma procura muito grande tanto em Montes Claros quanto nas cidades vizinhas, deste modo uma lista de espera foi criada para uma segunda doação de kits que até o momento não tem data prevista. Para mais informações sobre projeto ou a lista de espera, o telefone para contato é: (38) 9.9929-8586.
*Estagiário Dihemeson Faria sob supervisão do editor.