A Prefeitura de Montes Claros irá realizar nesta sexta-feira (8), o pagamento de dezembro de todos os professores da rede municipal que recebem pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e que não haviam sido pagos devido à retenção de recursos por parte do governo do estado no ano de 2018.
Da acordo com a Prefeitura, o pagamento só foi viabilizado porque o município recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) solicitando autorização para utilizar sobras do FUNDEB referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2019 para quitar as dívidas do ano anterior.
Com a decisão favorável da Justiça, mais de 1500 servidores terão seus salários depositados nesta sexta-feira. A expectativa do município é que não haja retenção de repasses por parte do estado esse ano, de forma a não prejudicar o pagamento dos professores.
Ainda nesta quinta-feira (7) a Prefeitura anunciou também que irá realizar o pagamento das rescisões dos servidores da Educação que recebem FUNDEB. Desta forma, os 608 servidores que estão aguardando o pagamento da rescisão devem se dirigir ao Hall de Entrada da Prefeitura nesta quinta e sexta-feira (dias 7 e 8 de março), para assinar a documentação. Aqueles que ainda não fizeram o exame demissional precisam procurar a Medicina do Trabalho. A escala de assinaturas obedecerá à ordem alfabética.