Cinema Comentado exibe o documentário “Folia de Reis: A resistência no pulsar da tradição” neste domingo (25) em Montes Claros

Pedro Rodrigues / Divulgação

O Cinema Comentado Cineclube exibe neste domingo (24), na sala de audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, o filme “Folia de Reis: A resistência no pulsar da tradição”. O filme retrata parte da tradição da folia de reis, seus motivos, costumes, características e dificuldades.

De acordo o jornalista Pedro Rodrigues, autor da obra, o objetivo do documentário é resgatar e realizar a transmissão dessa cultura a uma nova linhagem. “Desde pequeno eu tive o convívio com essa tradição, pois venho de família de foliões e fazer o documentário foi uma homenagem ao meu pai e seus amigos de terno. Eu pude acompanhar de perto como é feito, sentir as dificuldades, a alegria e a devoção de um folião. Outros fatores que me motivaram foi o fato da tradição ter quase um século e não ser tão reconhecida, além das mortes de alguns integrantes do terno de pai e da falta de participação de novos integrantes”, diz.

Pedro Rodrigues ainda destaca que o processo de gravações começaram no final de 2017.  “A equipe do documentário acompanhou dois ternos de perto, um da cidade e outro de uma comunidade rural. No começo do ano de 2018 acompanhamos a tradicional festa de Santos Reis no bairro de mesmo nome e ao longo do ano foram coletados as entrevistas e imagens de apoio das apresentações de outros grupos. Já a pós produção foi realizado nos últimos 3 meses de 2018”, conta ele.

O filme é um documentário de produção independente e conta com o incentivo do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (Sismic). As sessões acontecem neste domingo, a partir das 19h30, com entrada gratuita. Logo após a exibição será realizado um bate-papo sobre o filme.

SOBRE O CINEMA COMENTADO

O Projeto Cinema Comentado Cineclube nasceu, em 23 de agosto de 2003 e tem como objetivo democratizar o acesso às produções audiovisuais. As sessões promovem o contato dos espectadores com um “cinema” que foge aos padrões da dieta regular oferecida pelas salas dos shoppings centers.

O projeto visa também, criar uma identidade entre o cinema (arte, ritual, meio de comunicação de massa e manifestação cultural) e a sociedade, além de propiciar o conhecimento técnico dessa produção artística, precisa-se evidenciar a importância de um filme com “bem cultural” – que afeta os mais diversos espectadores e provoca uma sensibilização do olhar quando o público pode assistir obras “diferentes” daquilo que consome regularmente na TV, DVD ou internet, e nos grandes circuitos de salas de exibição.

HISTÓRICO DO AUTOR

Pedro Rodrigues é jornalista formado em 2016. É documentarista com registro da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e editor.  Suas produções premiadas são: Mostra Cinepequi, 2016 como mensão honrosa para o documentário “Charge – uma perspectiva de opinião no norte de Minas” e 2017 com o prêmio de melhor documentário do Norte de Minas com a obra “Ateneu – 70 anos de história”. Como acadêmico venceu o prêmio de 3° lugar no concurso cultural “Montes Claros pelo olhar universitário”.