Carnaval: dicas para cuidar da saúde e aproveitar a folia

Divulgação / Internet

Chegou a hora da folia. Seja nos blocos de rua, nos salões ou mesmo acompanhando os desfiles, o Carnaval vai tomar conta do País. Entretanto, para encarar a maratona de vários dias, é preciso se preparar até para chegar inteiro ao fim da festa. Toda sorte de cuidados é bem-vinda. Então, vamos para as orientações.

Alimentação

Quanto à alimentação, frutas, verduras e legumes devem fazer parte do cardápio. Fora de casa, é melhor evitar os produtos de origem animal, como carnes mal assadas e embutidos. Alimentos à base de leite, como requeijão e purês, também precisam ser evitados. O ideal é apostar em refeições leves.

Bebida

É fato que cerveja, vodca e outros destilados ajudam a desidratar. Portanto, se consumir essas bebidas, não esqueça da água logo em seguida. Uma boa dica para hidratação é a ingestão de água de coco, isotônicos ou sucos naturais. Outra recomendação importante: nunca tomar bebidas alcoólicas em jejum.

Exposição ao sol

Para quem vai acompanhar os blocos, é imprescindível proteger-se com protetor solar, aplicando a cada 2 horas uma camada adequada do produto. Não esqueça também de consumir muita água, para ajudar na hidratação.

Sono

É de fundamental importância. O ideal é que se tenha, pelo menos, 6 horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o quarto fresco, escuro e confortável para ajudar no relaxamento.

Corpo

Tome muita água, mais do que os dois litros recomendados por dia, porque a transpiração é excessiva nesta época. Use roupas leves, de algodão e de preferência que contenham proteção solar e evite tecidos sintéticos.

Proteja-se, sempre use camisinha

Parece até clichê dizer uma coisa dessas, mas ainda é preciso alertar: prevenir é melhor do que remediar. O uso de camisinha nas relações sexuais impede não somente a infecção por HIV. Também evita que você seja contaminado por DSTs, que podem causar vários transtornos para a sua vida. Sabe-se que o carnaval é uma época em que a disseminação dessas doenças é mais comum, por conta da liberdade que a festa proporciona. Ainda assim, não marque bobeira: ande sempre com camisinha no bolso, e use-a sempre que necessário!

Dicas de Segurança

Leve apenas o essencial

Um documento de identificação e dinheiro trocado no bolso da frente é suficiente. Se puder, use um aparelho de celular antigo só para se comunicar. Evite o uso de joias, máquina fotográfica ou qualquer outro pertence que possa chamar muita atenção.

Fique atento a esbarrões e empurrões

Prefira acompanhar os blocos de rua mais afastados, evitando o empurra-empurra que facilita os furtos. Além disso, ande sempre em grupo, independente se irá participar do carnaval de rua ou sambódromo. Pessoas isoladas dão margem a assaltos pela falta de testemunhas.

Planeje-se

Tente se planejar antes de sair de casa, escolhendo quais blocos você quer participar. Combine sempre os pontos de encontro, antecipadamente, caso seus amigos se separem.

Não aceite bebida de desconhecidos

Não beba nada do copo de desconhecidos e nem descuide de sua bebida. Ao sair em grupo de amigos, escolha uma pessoa para ser o motorista responsável. Como sempre, se beber não dirija.

Observe sempre onde há policiamento

Fique atento se a região tem policiamento e procure os guardas em caso de furtos, roubos ou outro delito. Também é possível registrar a ocorrência pelo telefone 190.