Termina neste sábado (16) o horário brasileiro de verão, que entrou em vigor desde novembro de 2018 em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Distrito Federal. Com o fim do os relógios devem ser ATRASADOS, ou seja, quando for 00h (meia-noite), a hora deve voltar para às 23h (11 horas da noite).
As operadoras de telefonia, regularmente, fazem alteração automaticamente. Porém, é preciso ficar atento, pois, dependendo das configurações, isso pode não ocorrer. Também devem ficar atentos os passageiros que tem horário de embarque previsto para este fim de semana. A orientação é entrar em contato com as companhias para se certificar dos horários estabelecidos.
Surgimento do Horário de Verão
O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1º de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.
O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano.