Hoje vou dedicar o este espaço para falar com você que é empreendedor, que supera o governo, as crises do mercado e todos os desafios que surgem diariamente na vida de um empresário, grande ou pequeno. Não sei se você sabe, mas seu negócio é digital. Você pode até duvidar, achar que o produto que você vende ou o serviço que presta não faz parte deste universo online, mas o fato de você não acreditar não muda a realidade. Ha um bom tempo a revolução digital está presente e revolucionando os negócios tradicionais, aqueles que surgiram como off-line e hoje são praticamente 100% online.
Podemos exemplificar com dois aplicativos muito conhecidos o Uber e AirBnb. Ambos revolucionaram o setor ao qual estão inseridos, quebrando o paradigma dos seus negócios. Hoje estas soluções foram incorporadas ao dia a dia, nem nos damos mais conta do quanto elas mudaram a nossa forma de se locomover ou de reservar um local para passar as férias. Mas há época os players do setor acreditavam que seus negócios não eram compatíveis com o mundo digital, mas inevitavelmente tiveram que se adaptar.
Hoje o e-commerce já vende tanto quanto empresas tradicionais com centenas de lojas físicas, você já parou para pensar que pode oferecer seu serviço ou produto na internet? Não precisa de altos investimentos ou de conhecimento específico de programação. Existem inúmeras plataformas prontas que fazem o serviço para você, desde home pages até e-commerce com meios de pagamentos integrados. Outra revolução que essas plataformas proporcionaram, foi o impulsionamento de profissionais liberais que tinham cursos em suas cidades, a se tornaram referências nacionais em seus segmentos.
A realidade está aí, comece a pensar “como posso digitalizar meu negócio”? Uma barraca de feira por exemplo pode criar listas de compras com auxilio de nutricionista, onde os consumidores escolhem online e recebem em domicílio em um período pré-definido com cobrança recorrente por cartão de crédito. A digitalização do seu negócio pode ser desde como pedir o produto, a entrega ou como pagar. Ainda que um ponto por vez, pare um pouco hoje e pense “como posso digitalizar meu negócio?” Garanto que valerá a pena.