Operação que visa desarticular quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas é realizada no Norte de Minas

48 mandados de prisão temporária, 56 de busca e apreensão e 25 de notificações estão sendo cumpridos, na manhã desta segunda-feira (11), durante a Operação Macaúbas em Bocaiuva, no Norte de Minas. A operação é realizada em conjunto entre o Ministério Público e Polícia Militar e tem como objetivo desarticular quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas na região.

De acordo com a polícia, o comércio ilegal das substâncias era comandado de dentro dos dois presídios de Montes Claros, Bocaiuva e do presídio de São Joaquim de Bicas em Belo Horizonte.

Segundo o Ministério Público, as investigações, que duraram cerca de um ano, revelaram toda a dinâmica do tráfico de drogas na cidade de Bocaiuva, desde informações sobre fornecedores, transportadores e vendedores da droga, bem como a guerra entre facções criminosas na disputa por territórios que resultaram, inclusive, em homicídios.

Ainda segundo o MP, menores são usados pelas quadrilhas para a prática de crimes também são alvos da investigação;

A operação conta com a atuação de 186 policiais militares de Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Dolabela, Olhos D’água, Guaraciama e Francisco Dumont; além de 20 agentes penitenciários que estão realizando uma varredura no Presídio de Bocaiuva em busca de armas, drogas e celulares.

O balanço da operação será divulgado em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira.