Tremor de terra é registrado em Montes Claros

Chris Jilvan/Comunicação Unimontes

Foi registrado noite dessa quinta-feira (31), um tremor de terra de magnitude 1.4 na escala de Richter em Montes Claros, no Norte de Minas. Os dados são do Núcleo de Estudos Sismológicos, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

De acordo com a Unimontes, o sismógrafo localizado no Parque Estadual da Lapa Grande captou o abalo e constatou que o epicentro foi na zona rural, entre as comunidades de Cedro e Buritis, a 7.7 quilômetros (em linha reta). Ainda de acordo com a instituição o fenômeno natural que ocorreu às 22h01 dessa quinta, e é considerado leve.

O mestre em geografia, Maykon Fredson Ferreira, é o responsável pela análise de sismograma no Núcleo da Unimontes e confirmou que se trata de um abalo natural, uma vez que as detonações nas pedreiras ao redor da cidade são previamente agendadas e não ocorrem no período noturno.

Segundo o Corpo de Bombeiros foram recebidas 16 ligações de moradores assustados com o tremor, mas não foi registrada nenhuma ocorrência.

Os dados são apurados na estação sismológica mantida pela Universidade no Parque Estadual da Lapa Grande e que, por sua vez, são enviados ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (OBIS/UnB) para o cálculo final da magnitude do tremor, a partir da comparação com a apuração dos demais aparelhos mantidos pela UnB no Norte de Minas.