A Prefeitura de Montes Claros está montando uma verdadeira estratégia de guerra contra o mosquito aedes aegypti, com o objetivo de evitar a ocorrência na cidade de um surto das doenças transmitidas pelo inseto: zica, chikungunya e, principalmente, a dengue. Técnicos da Secretaria de Saúde de Montes Claros estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 11, com 200 enfermeiros das unidades de saúde, com o objetivo de apresentar o Plano Emergencial para o combate ao problema.
Vale destacar que quase 90% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências, ou seja, se não houver a participação em peso da população, não será possível evitar que o mosquito se prolifere. Todos precisam colaborar, eliminando objetos que possam conter água parada, descartando de modo adequado o lixo doméstico e não fazendo o descarte irregular de lixo e entulho em lotes vagos pela cidade.
A partir desta terça, 15, um verdadeiro exército estará nas ruas para combater o aedes. Várias secretarias estarão envolvidas no esforço de conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito.