Escola da zona rural de Montalvânia tem a melhor nota no IDEB da regional de Januária

Créditos Foto: Divulgação Redes Sociais

Turma do 5º ano da professora Josivânia Macedo, da Escola Estadual São Sebastião de Poções, no distrito do mesmo nome, desbanca 19 cidades e 250 escolas e alcança a melhor nota da regional de Januária na avaliação do IDEB.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), serve para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Funciona como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

As avaliações, do 5º e 9º ano, por meio de provas de língua portuguesa e matemática, somadas as taxa de aprovação se concentram nos anos ímpares e a divulgação dos resultados, nos anos pares.

A meta a ser cumprida em 2017 era de 5.1 e a turma do 5º ano da professora Josivânia Macedo, do distrito de São Sebastião de Poções, que possui em sua maioria alunos carentes e funciona num prédio antigo, sem recursos como salas de aulas confortáveis e arejadas, bons e modernos laboratórios, auditório, biblioteca com grande e moderno acervo e quadra esportiva, desbancou 250 escolas de 19 cidades e alcançou a incrível nota de 7.6, a melhor da regional de Januária.

A professora Josivânia Macedo recebeu a notícia com muita alegria e disse que este resultado se deve a muita dedicação por parte da professora, toda equipe gestora, empenho dos alunos e envolvimento de suas famílias.

“Sempre acreditei em aulas diferentes para despertar o interesse das crianças a gostarem de estudar, e por isso investi em aulas mais atrativas e envolventes com o uso de artes como o teatro, a poesia, a dança e a música, além de muita leitura e cobrança de resultados por meio de provas diárias, com os conteúdos ainda frescos em suas cabecinhas”, destacou a professora.

A diretora da escola Angélica Oliveira afirma que o resultado foi fruto de um trabalho coletivo, que toda a equipe é engajada e a parceria e o comprometido de todos fizeram a diferença. Nosso diferencial é o trabalho em conjunto.

“Também foi de grande valia o trabalho de comprometimento realizado pela professora da turma, a dedicação dos alunos e o envolvimento com os pais. Trabalhamos com o objetivo de melhorar não só a nota, que é apenas um número, mas melhorar a educação. Estamos extremamente felizes com esta grande e importante conquista para nossa escola e nossos alunos”, afirma a diretora.

Ao receberam a notícia, os alunos, hoje no 6º ano, ficaram surpresos, feliz e até se emocionaram ao saber que são os melhores entre 19 cidades e 250 escolas.

Gabriela Lima, que não conteve a emoção, disse que esse resultado se deve ao esforço e dedicação de todos, escola, professora e alunos, e que a professora ensinava muito bem.

Para Clarissa Filomeno, que também ficou muito feliz e emocionada com a notícia, a professora teve papel fundamental nesta conquista, pois, se não fosse por ela, com sua forma diferente de ensinar, eles não teriam aprendido tão bem para conseguir a nota que fez a diferença e foi a melhor da região.

Além da excelente nota alcançada na avaliação do IDEB, a escola sempre teve bons resultados nos desempenhos educacionais. Prova disso foram a conquista de Menção Honrosa do aluno do 7º ano, Hariel Fernandes, na 14ª Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas Públicas, o primeiro lugar na redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas  (Proerd), pela aluna do 4º ano Grazieley Guimarães e a vencedora do concurso de poesias da escola, Maísa Santos, do 4º ano.

A inspetora escolar Talma Viana, que de acordo com a diretora, tem um papel importante nesta conquistas por sua dedicação e envolvimento com os alunos e a escola, diz que o diferencial da escola de São Sebastião é a união da equipe, que se dedica e esforça para oferecer uma educação de qualidade.

“Além da união, dedicação e empenho da equipe, vale salientar o trabalho inovador da direção, que participa ativamente dos problemas da escola, buscando soluções e se envolvendo ao máximo e da professora, que é um exemplo a ser seguido, assim como muitas outras desta escola, que não esperam as coisas acontecerem, mas fazem acontecer. Elas não dependem de recursos, elas criam seus próprios recursos, e isso faz com que a educação tenha bons resultados”, declara Talma Viana.

A superintendente regional de Ensino, Stela Abreu, diz que o resultado apresentado pela escola São Sebastião de Poções expressa a seriedade, a dedicação e a preocupação dos educadores, da equipe gestora, dos pais e dos alunos desta comunidade com relação ao fortalecimento do processo ensino-aprendizagem.

“Esse resultado sinaliza para nós da SRE que a escola de qualidade, a escola eficiente não está restrita a uma infraestrutura significativa, a um prédio grande e bonito. Devemos sim oferecer condições adequadas aos estudantes, mas o sucesso do processo ensino-aprendizagem não se resume a uma boa infraestrutura, que é um dos aspectos, mas o capital humano é que faz a diferença. A escola acolheu de forma positiva o desafio de fortalecer este processo e deu robustez ao expressar isso por meio da elevação dos indicadores”, finaliza a superintendente.