As provas do programa nacional que premiará jovens de baixa renda com uma bolsa de intercâmbio, aconteceram neste domingo (2), em todo o país. No próximo domingo (9), outras provas serão aplicadas para os candidatos que optaram pela data.
Os candidatos, responderam 100 questões e realizaram uma redação, cujo tema foi “Xenofobia”, em um tempo máximo de seis horas, tendo seu início as 12h e fim as 18h, horário de Brasília.
A paraense de Paraupebas e estudante de nutrição, Adryene Silva, explica que achou a prova simples em termos técnicos mas teve dificuldades em algumas matérias.
“Eu achei está prova bem simples em termos técnicos, tinha tempo para se pensar nas questões, porém algumas perguntas achei bem difíceis, como física e matemática, pois tenho dificuldade nesta área”, relatou a estudante que espera passar para o intercâmbio no Canadá.
O tema da redação foi elogiado por vários candidatos que realizaram a prova, como a paulista e estudante de Publicidade e Propaganda, Aline Keitylaine, que ressalta o aumento da prática da xenofobia pelo crescente número de pessoas buscando se refugiarem em outros territórios.
“O tema da redação foi maravilhoso e muito pertinente com o contexto atual, com essas crescentes ondas de nacionalismo e de pessoas procurando asilo em outros países, como está acontecendo com os venezuelanos vindo para o Brasil, e a população da América Central indo para os EUA”, afirmou a paulista, que escolheu o Canadá como destino.
De acordo com a organização da OBolista, os resultados das provas serão divulgados de forma individual para cada candidato, junto com a correção da redação em 30 dias, a contar após as provas do próximo final de semana.