Prevenção do Câncer de Próstata é tema de Blitz pela Medicina do Trabalho

Arquivo Pessoal

Na manhã desta sexta-feira (30), os servidores da Medicina do Trabalho da Prefeitura de Montes Claros realizaram uma Blitz educativa para motoristas que passaram nas proximidades da prefeitura, dentro das programações do Novembro Azul. Este mês foi dedicado a ações de promoção a saúde do homem, com temas voltado para o combate ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de 10 anos.

Uma série de ações de promoção e prevenção à saúde vem sendo realizada pelo setor de Medicina do Trabalho durante este ano de 2018, não apenas voltadas para o servidor público municipal, mas também para a população em geral. A Coordenadora do setor, Maíra Sapori, a frente dessas ações, em entrevista disse que a proposta atende a determinação do prefeito Humberto Souto e do Secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) Cláudio Rodrigues de Jesus, para que a Medicina do Trabalho foque suas ações não somente em receber atestados, mas principalmente em fazer promoção em saúde; para que cuide do servidor municipal com um olhar especial.

Para 2019 “a meta será manter as ações já existentes e avançar com estratégias a fim de atingir uma maior quantidade de servidores municipais, além do fortalecimento dos estudos estatísticos, com realização de pesquisa científica, uma das quais já aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unimontes e em andamento no setor”, finalizou.