As fortes chuvas dos últimos dias em Montes Claros, n norte de Minas, aumentaram as possibilidades do município chegar a média histórica de 1.100 milímetros, fato que não é atingido nos últimos quatro anos.
Só no mês de outubro deste ano, a cidade registrou 112, 9 milímetros, um crescimento de mais de 1.000%, se comparado ao mesmo período do ano passado, que não ultrapassou os 11 milímetros.
Para este mês de novembro, é esperado um aumento considerável na precipitação, visto que a previsão é de mais chuvas na região. Até o ultimo domingo, 11, já foi registrado 84,5 milímetros, o que equivale a 40% do total de chuvas esperadas para este mês.
O auxiliar de meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Welington de Pinho acredita que este ano Montes Claros tem tudo para bater a média histórica. “Já estamos com altos índices de chuva na cidade e região, sendo que, tradicionalmente, o mês de maior chuva ainda está por vir, que é dezembro. E se tudo ocorrer de acordo com as previsões, iremos alcançar com tranquilidade essa média que é de 1.100 milímetros”, enfatizou Welington.
De janeiro até o dia 11 de novembro deste ano, foram registrados 912 milímetros na cidade, o que corresponde a 82,9% do total de chuva esperada para todo o ano, um marco que reforça ainda mais a possibilidade do município ficar dentro da média histórica ou até mesmo ultrapassá-la.