Na tarde desta sexta-feira (09), o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, MCTrans e Secretaria Estadual de Saúde, realizaram um treinamento simulado conjunto. Foi criado um cenário de incêndio no edifício em construção Rembrandt, de 18 andares, situado no bairro Melo.
A situação simulava que vários ocupantes, não conseguiram sair da edificação, devido à obstrução das rotas de fuga, causada pelo incêndio, usando como saída o teto do prédio. O Corpo de Bombeiros atuou sob a coordenação do Quarto Comando Operacional (4ºCOB), com a execução das atividades de resgate de vítimas com apoio aéreo, pela 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas – CEOA, que utilizou a aeronave Arcanjo 02.
As ações de resgate foram realizadas também pela equipe de Salvamento em Aturas do Sétimo Batalhão de Bombeiros (7º BBM). O combate ao incêndio, evacuação controlada e rescaldo, foram realizadas por um equipe especializada. Após o resgate das vítimas, as equipes do SAMU, iniciaram a triagem e tratamento das vítimas e transporte, após a regulação médica.
As equipes do SAMU prepararam dois ambientes de recepção dessas vítimas. O Posto Médico Avançado no campo de futebol da Unimontes, para onde foram encaminhadas as vítimas do resgate aéreo, e a ACV – Área de Concentração de vítimas, de frente ao saguão principal do Edíficio Medical Center, para onde foram encaminhadas as vítimas resgatadas pela tirolesa montada entre os prédios.
Todos os trabalhos de resgate das vítimas, triagem, tratamento e transporte, foram realizados, contando com a segurança do local promovida, pela Polícia Militar e o isolamento e controle de trafego feito pela MCTrans. A atuação conjunta, dos órgãos de segurança pública e saúde foi a chave do sucesso do simulado que tinha como objetivo promover a disseminação da cultura prevencionista, com a manutenção dos sistemas de prevenção e combate a incêndios das edificaões (extintores, hidrantes e rotas de fuga), a integração dos órgãos de segurança pública e saúde e a divulgação das ocorrências atendidas pelo Suporte Aéreo Avançado de Saúde (SAAV/SES/BM/SAMU), considerando sua recente instalação na região.
No treinamento simulado, foram empregados 48 bombeiros, médicos, enfermeiros, policiais militares, agentes de trânsito e socorristas, 15 viaturas e o helicóptero. Foi uma oportunidade de testar a resiliência e o poder de resposta das instituições envolvidas e sua atuação em conjunto diante de situações adversas.
Divulgação Corpo de Bombeiros