Projeto proíbe uso de canudos plásticos em Montes Claros

Crédito Vitor Costa

A Câmara de Montes Claros, aprovou na sessão desta quinta-feira (11), um projeto de lei que proíbe o uso de canudos plásticos na cidade. O projeto seguirá para avaliação do executivo.

O projeto n° 86/2018, proíbe o uso de canudos de plástico em bares, restaurantes e similares. Só poderão ser utilizados canudos confeccionados em material biodegradável, comestível ou reciclável. Segundo a pauta, o estabelecimento que descumprir a medida, será multado em 20 Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros (UREF-MC), que equivale a R$ 664,60. De acordo com o autor do projeto, o vereador Sóter Magno (PP), os canudos de plástico representam 4% de todo material encontrado nos oceanos, o que coloca em risco a vida marinha.

 A partir da preocupação com o impacto ambiental causado pelo plástico, vários países do mundo têm buscado medidas de reduzir ou banir o uso do material. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejadas por ano nos oceanos.

A Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa) estima que 25 milhões de toneladas de resíduos vão parar nos oceanos anualmente, sendo 80% desse volume consequência da má gestão dos resíduos sólidos nas cidades.

Ainda segundo a ONU, a poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais dos tempos atuais.