Mutirão Outubro Rosa será nesta sexta, em Montes Claros

Crédito: Divulgação

Dentro da Programação do mês de prevenção ao Câncer de Mama, acontecerá nesta sexta-feira, (5), na Praça Dr. Carlos, centro de Montes Claros, o Mutirão Outubro Rosa, das 8h às 17h. A expectativa dos organizadores é que sejam atendidas 2 mil mulheres. 60 pessoas entre voluntários e especialistas ajudarão no Mutirão.

O Hospital Dilson Godinho é um dos parceiros do evento organizado pelo Instituto Viver, que terá agendamento de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos) , orientação jurídica, testes de glicemia, aferição de pressão, massagem terapêutica, avaliação nutricional, corte de cabelo, esmalteria, sorteio de brindes, dentre outros serviços sociais.

A médica mastologista Juliana Corrêa Pires,irá passar orientações ao público presente sobre a doença e os cuidados e a importância da prevenção e do auto-exame.

Tiago Simões, coordenador do mutirão e presidente do Instituto Viver, explica que as mulheres levem xerox de identidade, CPF, comprovante de endereço para o agendamento das mamografias. “Além do bem-estar das mulheres, pensamos em sua auto-estima. Teremos várias opções para as mulheres se embelezarem e ao mesmo tempo, cuidarem da saúde”, destacou.

O Câncer de Mama é a doença que mais mata as mulheres e a estimativa para este ano é que 1.7 milhões de pessoas no mundo tenham a doença. No Brasil, segundo Tiago Simões, 60 mil novos casos são esperados para este ano de 2018. “É uma doença preocupante, que deve ser levada a sério e cuidada. A mulher tem que fazer o auto-exame, se conhecer e se tocar. Fazer seus exames rotineiramente, procurar o mastologista, seu médico de confiança, pois fazer a prevenção é necessária o quanto antes. Quanto mais cedo a pessoa descobrir ou for descoberta a doença, maiores serão as chances de cura com até 95% e a possibilidade de tratamento mais adequado, conservador, retirando apenas o nódulo (tumor), e as sequelas para a pessoa, as mínimas possíveis”, destacou.