As tradicionais Barraquinhas da Comunidade São Vicente de Paulo, Paróquia São Sebastião, chega ao final neste domingo (30). Ao longo dos anos, a comunidade realiza a festa do Padroeiro “São Vicente de Paulo” com muita fé e devoção; onde os fiéis participam das novenas e celebrações, realizadas todos os dias, às 19h. Após a missa são realizadas as barraquinhas com comidas típicas.
No último dia da festa terá como destaque a “Ação entre Amigos”, com a realização de sorteio de uma Bezerra, em prol da construção da “Casa de Seu Madruga” – morador carente, que têm problemas de saúde, residente no bairro Cintra. O terço dos homens e o grupo de oração, da Comunidade São Vicente de Paulo, se solidarizaram com a história do morador e estão construindo uma casa para ele orçada em R$ 45 mil reais.
A comunidade também é conhecida por realizar o “Terço dos Homens”, todas as terças-feiras, às 20h. O Papa Francisco destaca que a oração do terço ajuda a contemplar tudo o que Deus, em seu amor, fez pela humanidade. “Rezando, nós levamos tudo a Deus: os cansaços, as feridas, os medos, mas também as alegrias, os dons, os entes queridos. tudo a Deus. Usem , frequentemente , este instrumento poderoso que é a oração do Terço porque traz a paz aos corações, às famílias, à Igreja e ao mundo”, afirma o Pontífice.
Terço dos Homens
O terço dos homens, da comunidade São Vicente de Paulo, é realizado há 3 anos, desde julho de 2015, e ao passar dos anos, o número de homens que participam é crescente. De acordo com o organizador do terço, Henrique Ladeia Cangussu é fundamental rezar e ser solidário.
“Temos o carisma voltado às palavras de São Bento: “ora et labora” – rezar e trabalhar. Rezamos o santo terço tendo por inspiração as palavras do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria descritas no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 28: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. É uma oração “Cristocêntrica”, pois nos aproxima de Jesus Cristo a partir daquela que o gerou.
A comunidade funciona na Rua General Carneiro, número 164, no centro de Montes Claros.