Nesta quarta-feira (26/09), é celebrado o Dia Nacional dos Surdos. A data criada em 29 de outubro de 2008 tem como principal objetivo gerar reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de nove milhões de brasileiros têm deficiência auditiva.
O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
O médico renomado Fayez Bahmad Jr, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl) ressalta a importância do tratamento da perda auditiva em idosos. Um estudo recente da Revista The Lancet apontou que a surdez é a principal causa de demência nessa faixa etária. O especialista alerta que depois dos 65 anos, a audição pode apresentar algum grau de diminuição, principalmente em frequências agudas. Esse processo pode afetar tanto homens, quanto mulheres.
A prevenção, segundo o especialista é a “fuga” dos ruídos intensos durante a vida ativa, e claro, o tratamento precoce, caso haja algum sintoma.”Ao sinal de qualquer alteração na audição, o paciente deve procurar um médico otorrinolaringologista para iniciar o tratamento”, pontua Fayez Bahmad Jr.