Fundada para valorizar o empoderamento feminino literário a Academia Feminina de Letras de Montes Claros completa, no próximo dia 25 de setembro, nove anos da sua fundação.
Segundo a presidente da academia feminina de letras, Felicidade Patrocínio, o espaço foi criado para incentivar o interesse pelo universo literário. “A academia se espelha nas Academias Francesas, e têm como objetivo colocar a mulher no seio da sociedade: valorização e engradecimento cultural. Além de identificar o dom artístico, contribui para a divulgação e expressão literária feminina”, informou.
A academia foi idealizada, fundada, em 2009, pela saudosa professora, poetisa e escritora, Yvonne Silveira que conquistou reconhecimento por sua capacidade intelectual e paixão pela literatura. Desde então, ao longo destes anos, a instituição reúne mulheres voltadas para a produção intelectual, no campo das letras e literatura.
Atualmente, a academia é composta por quarenta associadas que possuem conhecimento específico.
“ Elas devem estar em constante contato com as áreas de letras e literária; além de excelente conhecimento intelectual”, argumentou a presidente da academia.
A professora, escritora e mestranda, Marina Couto, será uma das novas acadêmicas empossadas. A associada destaca o empoderamento feminino e intelectual.
“A escrita é um exercício de liberdade. Quando sou, escrevo-me!Assim, a academia é exemplo para jovens escritoras que querem ser por meio da escrita. A valorização das mulheres escritoras é um grande passo para o empoderamento feminino, afinal, apropriar-se do discurso literário é um caminho – e, a meu ver, o caminho mais bonito – de resistência e emancipação”, relatou.
A reunião comemorativa do 9º aniversário da academia, posse das novas associadas e lançamento de livros será realizada na próxima terça-feira (25), às 19h30 horas, no Clube da Leitura do Ateliê /Galeria Felicidade Patrocínio.