Para evitar danos à instalação elétrica das residências no período chuvoso que se aproxima, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) chama a atenção para os cuidados que devem ser observados por toda a população no período de estiagem.
Os moradores devem aproveitar o período seco para realizar manutenção no telhado e fiação elétrica de suas casas, evitando deixar fios expostos ou desencapados ao alcance de crianças.
Em locais elevados e sobre telhados, além do risco de queda, o cuidado com a instalação de antenas de TV deve ser observado, respeitando a distância de segurança da rede elétrica. “É importante instalar corretamente a antena e manter distância segura da rede elétrica para evitar que a incidência de ventos ou mesmo um desequilíbrio corporal durante o manuseio venha lançar a antena sobre a rede elétrica”, ressalta o Engenheiro do Sistema Elétrico, Diego Caires Pereira.
Outra recomendação é conferir se as calhas e rufos estão devidamente fixados, evitando que o vento arremesse esses materiais sobre a rede elétrica e venham causar acidentes que podem deixar bairros e até cidades inteiras sem energia.
Passados alguns meses sem a incidência frequente de chuvas, é recomendável limpar as calhas e rufos, retirando folhas e outros objetos.
No período seco a Cemig intensifica uma série de ações para garantir a qualidade do fornecimento de energia. Toda a rede elétrica passa por inspeções preventivas visando identificar os pontos que devem receber reparos.
Dicas de segurança
Cuidado com a rede elétrica nunca é demais. A Cemig destaca alguns procedimentos básicos de segurança que devem ser adotados:
• Nunca instale antenas de TV e rádio debaixo ou próximo da rede elétrica e esteja certo de que elas não irão tocar os fios em caso de queda.
• Antecipe à chegada das chuvas. Realize limpeza de calhas e rufos durante o período seco e certifique-se de que eles estejam bem fixados, sem risco de serem projetados sobre a rede elétrica em caso de vendaval.
• Ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante, fique atento para que eles não saiam pelas janelas e encostem aos cabos.
• Não faça “gatos” ou instalações clandestinas. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes.