Mais de 80 mil pessoas que passaram pela 23ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (Fenics/2018) tiveram a oportunidade de visitar vários estandes de empresas que aproveitaram os quatro dias de feira para reforçar a marca, apresentar as novidades ou fazer bons negócios.
Entre os estandes, a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) apresentou várias novidades, como o braço mecânico, usado pelos acadêmicos do curso de Engenharia de Automação.
O coordenador Wesley Oliveira Maia, formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Mestrado na área de Engenharia Elétrica explica que o braço mecânico é usado nas grandes indústrias para movimentos repetitivos e que demandem grandes precisões, agilidades no posicionamento de peças, processo de soldagem e até mesmo pintura em milésimo de precisão. “Não é por menos que ele vem sendo usado na indústria automobilística, pois sua configuração permite fazer a parte final do acabamento com milimétrica”, disse o coordenador.
O braço Mecânico apresentado durante a feira faz parte do processo de investimento da instituição e foi adquirido em uma parceria com a multinacional Japonesa Yaskawa e vem sendo utilizado pelos acadêmicos de engenharia da Facit e na especialização e pós-graduação em Engenharia de Automação Industrial. “O manipulador se insere no novo conceito de Indústria 4.0 que vem sendo falado como a nova Revolução Industrial e a grande vantagem é que os nossos alunos estão tendo o contato com essa tecnologia, ou seja, é diferente de você falar o que é e ter a oportunidade de experimentar o que é essa tecnologia representa”, explicou.
O manipulador é um elemento eletromecânico controlado por um software e foi muito apreciado pelos visitantes durante a Fenics. Foi o caso da estudante Mariana Ramos, do terceiro ano do Ensino Médio.
A estudante disse que ainda está em fase de escolha do seu curso, mas que as engenharias estão entre as áreas que ela tem pretensão de cursar ao término do Ensino Médio. “Gostei do que vi, especialmente o braço mecânico. Fiquei impressionada com a precisão dos movimentos. Tenho interesse em Engenharia e a de Automação é uma das minhas possibilidades e interesses”, disse.
Com valor de até 130 mil reais, o braço mecânico vem sendo usado pelos acadêmicos da Facit a partir do nono período de Engenharia de Controle e Automação.
Além deste curso, a Facit ainda oferece outras engenharias como a Civil, Computação, Produção, Telecomunicações, Elétrica, Mecânica, Química e pós-graduação em Engenharia de Manutenção, pós-graduação em Gestão da Qualidade e pós-graduação em Engenharia em Automação Industrial com foco na indústria 4.0.