Com o objetivo de coibir o abate clandestino de bovinos e suínos a Polícia Militar e Rodoviária Federal realizou a Operação Carne Segura, nesta segunda-feira (17), em Montes Claros, com o apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (MPMG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Secretaria Estadual da Fazenda (SEF).
Além de coibir o abate clandestino, a operação teve como objetivo também reprimir atividades de transporte, depósito e comercialização de carne clandestina, de abatedouros e frigoríficos não fiscalizados pelas autoridades sanitárias.
Estão sendo cumpridos nesta primeira fase da operação quatro mandados de busca e apreensão em locais suspeitos de realizar abate clandestino de animais e de depositar carne vinda do abate clandestino.
Além disso, ocorrem fiscalizações em rodovias usadas por transportadores de carne de origem clandestina.
De acordo com os órgãos realizadores da operação, calcula-se que a quantidade de carne clandestina comercializada em Montes Claros e região tenha aumentando nos últimos anos, apesar de existirem na comarca frigoríficos fiscalizados e em boas condições sanitárias com capacidade de atender a demanda da população.
Em fases futuras da operação, serão fiscalizados açougues e supermercados, devendo a população ficar alerta para não comprar carne que não tenha sido submetida a prévia inspeção sanitária.