Com o tema “Celebrando a Educação em Museus” o Museu Regional do Norte de Minas divulgou a programação para a 12ª edição do projeto “Primavera dos Museus”, realizada em nível nacional.
O Museu Regional em Montes Claros receberá uma série de atividades, entre palestras, exposições temporárias, exibição de curta metragem e visitas guiadas ao público em geral, gratuitamente.
“A programação está focada na conscientização coletiva de que os museus são espaços plurais que propiciam vivências diversas e o intercâmbio de conhecimentos e experiências”, explicam a diretora do MRNM, professora Marina Ribeiro Queiroz, e a historiadora Karina Dias.
A abertura será no dia 18 de setembro e prossegue até dia 23. Simultaneamente, o projeto é realizado em todos os estados brasileiros pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Agência Brasileira de Museus (Abram) e Sociedade Brasileira de Museus (SBM).
A palestra de abertura será no dia 18, às 19 horas, com o tema: “Celebrando a Educação em Museus: pertencimento e identidade”, ministrada pelo vice-reitor, Antônio Alvimar Souza.
Ao longo da programação, haverá as exposições temporárias: “Telas”, das artistas plásticas Maria Santos e Jussara Diniz; “Povo Indígena Xakriabá: uso, costumes e tradições”, de curadoria de Jully Alves Araújo; “Assemblage e Hibridismo”, produção coletiva com 13 esculturas dos acadêmicos do curso de Artes/Visuais da Unimontes (curadoria da professora Maria Elvira Curty Romero Christoff)
As palestras, sempre às 19h, seguem com o seguinte cronograma: “O Lugar da Educação nos Museus Brasileiros: a Dimensão Educativa dos Museus”, professores Helena Amália Papa e Vinícius César Dreger de Araújo, no dia 19/9; e “Roda de conversa: o educar através das memórias e histórias contadas”, com o professor Márcio Jean Fialho de Sousa, no dia 20/9. No dia 21, acontece a sessão “Cinema no Museu”, com a exibição do curta-metragem “Encontro”, dirigido pela professora, escritora e cineasta, Andréa Martins e baseado no conto de Luís Fernando Veríssimo.
O agendamento das visitas pode ser feito de terça á sexta-feira, de 8 às 18 horas; aos sábados, 8 às 12 horas, aos domingos, de 8h30 às 12h30.