Faculdades suspendem aulas por causa da paralisação dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros completa oito dias e não só as Escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino, que suspenderam as aulas, algumas Faculdades também anunciaram a suspensão das atividades, nesta segunda-feira (28), em Montes Claros.

Com a falta de combustível nos postos, o transporte de alunos e professores ficou comprometido, pois há muitos estudantes que moram em cidades vizinhas e outros que moram na cidade, mas que dependem de vans e ônibus, que não estão rodando.

Pensando na mobilidade dos alunos, algumas Faculdades suspenderam as aulas e outras que mantiveram, afirmam que não realizarão atividades avaliativas nem registrarão falta para os acadêmicos que enfrentarem dificuldades de transporte para chegar as unidades, entre os dias 28 e 30.

Em nota algumas Instituições de Ensino se pronunciaram por meio das páginas das redes sociais.

A Funorte/Fasi informou, em comunicado, que manterá as aulas, mas em respeito aos alunos que moram em outros municípios, não serão registradas faltas e não serão aplicados conteúdos avaliativos, além de reporem as matérias em outro momento.

A Direção Acadêmica das Faculdades Pitágoras, informam que as coordenações dos cursos já foram orientadas a desconsiderar a ausência de alunos que estão impossibilitados de frequentar as aulas nesta segunda e terça-feira, devido ao desabastecimento nos postos de combustíveis.

As Faculdades Santo Agostinho informaram que em virtude dos protestos e desabastecimento de combustível, estão suspensas as aulas desta segunda-feira (28), nas unidades de Montes Claros, Sete Lagoas e Vitória da Conquista.

A Facit também suspendeu as aulas nesta segunda e qualquer informação referente aos outros dias serão comunicadas pela Faculdade no site.

Desde o decreto do Governador Fernando Pimentel, de ponto facultativo, na sexta-feira 25, como medida de minimizar impacto da falta de combustível, a Unimontes está com as aulas suspensas, pois a universidade tem centenas de acadêmicos que fazem o deslocamento para o Campus em Montes Claros, além de muitos professores que saem da cidade para dar aula nas unidades fora da sede.

Na UFMG as aulas serão suspensas, nesta segunda-feira, 28, em razão das dificuldades de deslocamento urbano, provocadas pelo desabastecimento de combustível na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Montes Claros, que tem gerado impacto direto no cotidiano da instituição.

O Instituto Federal do Norte de Minas, informou que irão se reunir na manhã desta segunda, e vão decidir se as aulas serão mantidas.